quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Prêmio Proteção Brasil 2018 – Cases Ações de SST junto à Comunidade

ELDORADO CELULOSE

Transportando respeito

Uma empresa brasileira com atuação global, a Eldorado Brasil, produz atualmente 1,7 milhão de toneladas de celulose por ano. Responsável pelo transporte de madeiras provenientes de seus parceiros locais para a produção do produto final, o grupo se preocupou em desenvolver um projeto voltado à segurança e saúde dos responsáveis por esse trabalho. A iniciativa criada em conjunto com a comunidade que permeia o tráfego desses caminhões também buscou conscientizar pessoas de todas as faixas etárias sobre a segurança de pedestres e motoristas.

A boa prática intitulada `Segurança no Trânsito – Transportando Respeito’ já contou com a participação de mais de sete mil pessoas entre funcionários próprios, terceiros e membros da comunidade. Também rendeu a distinção Ouro do Prêmio Proteção Brasil 2018 na categoria Ações de SST Junto à Comunidade e foi reconhecida como Melhor Case da Região Centro-Oeste.

Contando atualmente com 104 caminhões próprios e 181 caminhões agregados na operação do transporte de madeira, a Eldorado Brasil desenvolveu o projeto `Segurança no Trânsito – Transportando Respeito’. A ação visa levar informações referentes ao trânsito seguro à população localizada nas rotas por onde seus veículos transitam, além de conscientizar os seus colaboradores. A iniciativa foi reconhecida no Prêmio Proteção Brasil 2018, recebendo a distinção Ouro na categoria Ações de SST Junto à Comunidade.

Inaugurada em 2012, a Eldorado Brasil tem como foco a produção de celulose, sendo seus principais produtos e serviços a produção e venda de celulose branqueada de eucalipto. Florestas próprias certificadas pelo Forest Stewardship Council, geração de energia própria a partir de biomassa, reaproveitamento de recursos e baixa emissão de carbonos estão entre os seus diferenciais. Sua fábrica está localizada na cidade de Três Lagoas/MS, e sua base florestal e áreas de preservação ficam em um perímetro próximo ao complexo industrial.

Iniciando sua estratégia em 2015, a empresa realiza suas atividades dentro da proposta do Maio Amarelo, seguindo seu princípio de respeito ao meio ambiente, aos colaboradores e toda a comunidade ao seu redor. “Nosso projeto tem como objetivo enfatizar a segurança no trânsito como um hábito através do respeito, paciência e educação”, pontua o engenheiro de Segurança do Trabalho, Milton Luiz Favero Junior.

CONSCIENTIZAÇÃO
Em maio do ano passado, o grande diferencial em relação aos anos anteriores foi a realização de ações de conscientização sobre segurança no trânsito dentro das escolas existentes nas rotas dos caminhões da Eldorado Brasil. Em uma mesma semana, a empresa esteve em escolas das cidades de Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Três Lagoas, Brasilândia, Selvíria, Santa Rita do Rio Pardo – Fazenda São Judas, falando com 2.601 alunos e 271 funcionários.

Nas visitas foram realizadas palestras sobre o projeto, abordando temas como cuidados que todos devem ter próximos de carretas do tipo tritem (combinação veicular formada por três semi-reboques interligados) e dicas de segurança para a garantia de um trânsito seguro. Também foram entregues cartilhas produzidas pela empresa contendo informações tanto para pedestres quanto para motoristas e motociclistas sobre o tema. “Focamos nas escolas pelo simples fato de que as crianças transmitem para dentro de casa tudo aquilo que aprendem na escola, causando grande comoção dos adultos em pequenos detalhes, como o uso do cinto de segurança”, explica Favero Junior.

A empresa também divulgou sua campanha por meio de outdoors, faixas e distribuição de cartilhas nas ruas. Outra ação realizada foi a `Blitz de Segurança’ em locais de maior concentração de veículos, transeuntes e escolas, em que os pedestres foram abordados e receberam orientações quanto à segurança no trânsito.

As atividades de conscientização ainda foram desenvolvidas dentro da Eldorado Brasil, com faixas em locais estratégicos da fábrica; distribuição da cartilha Segurança no Trânsito com dicas e lembretes de atitudes que devem ser exercidas no trânsito; visitas em campo realizadas pelas áreas técnicas de Segurança do Trabalho e Enfermagem para aplicação do Diálogo de Segurança. Também, em parceria com a área da saúde, foram realizados testes de glicemia e aferição de pressão nos funcionários, oportunizando um momento de conversa sobre segurança no trânsito e cuidados com a saúde. Nas cancelas de entrada e saída da fábrica foram colocadas placas de sinalização com alertas de segurança para os motoristas praticarem na estrada durante suas viagens.

PREVENÇÃO EFETIVA
Além de desenvolver as ações no mês de maio, a Eldorado Brasil promove uma série de medidas no decorrer do ano para garantir a segurança no trânsito. Por exemplo, foi estabelecida a obrigatoriedade de que todos os colaboradores que utilizam veículos leves da empresa recebam treinamento de direção defensiva após ter sido constatado o aumento de excessos de velocidade na estrada. Também é realizada uma campanha sobre álcool e drogas com ênfase em prevenção. Todos os dias, antes de iniciar a jornada, os motoristas passam pelo teste de bafômetro para evitar que colaboradores dirijam alcoolizados.

A campanha `Olho Vivo – Inspeções de Segurança’ também faz parte das ações oferecidas pela empresa. Nela, os técnicos de Segurança do Trabalho abordam os caminhões dentro da fábrica e realizam junto com o motorista um check list. Para combater o sono no volante, uma das maiores causas de acidentes na operação de transporte de madeira, foi elaborada a ação `Num piscar de olhos tudo pode acontecer’, que difundiu material de auxílio para direcionar o motorista a fazer exercícios de estimulação, entre outros. “Com a prática anual, identificamos a diminuição de acidentes com carros e motos de terceiros ou mesmo pedestres e, consequentemente, houve uma visibilidade positiva muito maior da nossa empresa pelas comunidades, que observaram nosso trabalho preventivo”, relata o engenheiro de segurança. Segundo ele, o projeto também possibilitou que os colaboradores da Eldorado Brasil entendessem o quão importante é a participação, não só dos motoristas e demais empregados, mas de todos aqueles que estão em torno das áreas de atuação da empresa, para a prevenção efetiva de acidentes de trânsito.

Artigos relacionados

Prêmio Proteção Brasil 2019 – Ergonomia

VIBRA AGROINDUSTRIALVigilância ativaAtuando na multiplicação genética de matrizes de aves e na produção e comercialização de carne de frango, o Grupo Vibra Industrial foi...

Prêmio Proteção Brasil 2019 – Categoria Atuação da CIPA

HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN Revitalização da CIPAEmpregando mais de 13 mil funcionários, além de oito mil médicos e três mil prestadores de serviço, a...

Prêmio Proteção Brasil 2019 – Categoria Formação e Comunicação em SST

SETA ENGENHARIAEvolução culturalTrabalhar as crenças - e comportamentos - para a construção de uma cultura prevencionista que alcance todos os integrantes da empresa é...

Prêmio Proteção Brasil 2019 – Categoria Gestão de Terceirizados em SST

IPIRANGA PRODUTOS DE PETRÓLEOAnjos da guardaO fortalecimento da cultura de segurança entre as prestadoras terceirizadas está entre as importantes conquistas do `Programa Padrinho da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui