quarta-feira, 25 de maio de 2022

Anuário Brasileiro de Proteção 2021

Fonte para consulta

Há 26 anos o Anuário Brasileiro de Proteção serve como fonte de consulta sempre atualizada para o setor de SST. Seu formato digital proporciona ampliação de conteúdo e acesso gratuito a milhares de prevencionistas.

A Pesquisa Nacional sobre Saúde e Segurança no Trabalho é um importante balizador trazendo a cada ano a opinião dos profissionais sobre diferentes aspectos da prevenção no Brasil e também sobre o mercado. O Top of Mind de Proteção 2021, por sua vez, proporciona visibilidade às marcas que estão na cabeça dos prevencionistas quando o assunto é a proteção do trabalhador.

Estatísticas de acidentes de trabalho nacionais e regionais estão nas seções Brasil e Regiões, e na seção Mundo há uma amostra importante sobre a acidentalidade e a mortalidade em 196 países com base nos dados disponibilizados pela OIT.

O Manual de Orientações Técnicas resume e ilustra todos os grupos de EPIs, além de diretrizes básicas sobre Produtos Ergonômicos, Proteção de Máquinas e Instrumentação.

Boa leitura!


Acesse agora mesmo. É grátis, acesse aqui!

Para melhor visualização em dispositivos móveis, utilize o aplicativo:
Aplicativo para Android
Aplicativo para IOS

Manual

Orientações técnicas

Resumo ilustrado com base na NR 6 e revisado por especialistas traz informações sobre características, classificação, aplicação de acordo com o risco, normatização e certificação de cada grupo de EPI: proteção auditiva, contra quedas, da cabeça, da pele, das mãos, do corpo, dos pés, ocular e facial, respiratória. Os itens proteção de máquinas, instrumentação e produtos ergonômicos também integram o manual.

Pesquisa de SST

Profissionais opinam

A 25ª Pesquisa Nacional sobre Saúde e Segurança no Trabalho traz a opinião dos profissionais da área sobre aspectos relacionados ao seu trabalho e também sua visão a respeito do mercado prevencionista. Perguntas sobre como a empresa compra seus EPIs, participação nas compras, atendimento dos fabricantes, da fiscalização, do governo, dos profissionais entre outras foram respondidas  por 369 profissionais.

Top of Mind

Marcas mais lembradas

As marcas mais lembradas pelos profissionais na pesquisa deste ano são as vencedoras do Prêmio Top of Mind de Proteção 2021. A entrevista “Entregas de Valor” com o diretor-geral da Volk do Brasil Fabiano Anderson reforça sobre as possibilidades de evolução do mercado de EPIs e a necessidade de qualidades ímpares para que as empresas se mantenham no mercado: entregar valor agregado, preservar suas relações e serem ótimas ouvintes.

Brasil

Acidentes no Brasil

Últimos dados de acidentes de trabalho no país (AEPS 2019) são reproduzidos nesta edição, além de projeções e análises históricas elaboradas com base nas estatísticas acidentárias divulgadas. Nas tabelas você encontra acidentes de trabalho nacionais, por região, estados, setores de atividades, gênero, parte do corpo entre outras.

Regiões

Visão regional
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul

Mundo

Acidentes no mundo

Panorama sobre acidentalidade e mortalidade em 196 países com base nos dados divulgados pela OIT. Em razão da pandemia, a entidade emitiu diversas recomendações, relatório para o Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho e realizou a 109ª edição da Conferência Internacional do Trabalho, pela primeira vez em formato virtual.

Acesse aqui, o conteúdo completo do Anuário 2021.

Artigos relacionados

3 COMENTÁRIOS

  1. Trabalho importante desta Revista para os envolvidos na área de Recursos Humanos, Gestores e da engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (sst), além de estudiosos, pesquisadores e professores. Não consigo entender ainda porque alguns “entendidos” permanecem afirmando que o Brasil está em quarto lugar no ranking de mortes de trabalhadores e disseminam esta informação “fake” para a sociedade, quando temos a chance de conhecer a verdade por este canal sério de informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui