terça-feira, 24 de junho de 2025

Grupo CAOA intensifica ações de Segurança, Saúde e Qualidade em suas operações

Por Laís Helena de Mello Pontim / Jornalista da Revista Proteção, com informações do Grupo CAOA

Com o foco na segurança dos clientes, colaboradores, assim como do bem de consumo (o próprio automóvel), o grupo CAOA intensificou três pilares que considera importantes para o serviço de pós-vendas junto a todas as marcas ligadas à CAOA: o pilar da Segurança, Saúde e Qualidade.

Conforme o supervisor de Segurança do Trabalho da CAOA Eduardo Carone, atualmente, nos trabalhos que são executados junto às oficinas, os profissionais da linha operacional (que estarão diretamente ligados a manutenção dos carros híbridos e elétricos) são treinados pela montadora sobre como realizar as manutenções preventivas dos respectivos carros de maneira segura e objetiva, visando os cuidados necessários, métodos e técnicas de segurança individual e coletiva, riscos inerentes à atividade e num raio de 1 metro para possíveis transeuntes.

Além disso, Carone ressalta que foram criados e adotados Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) especificamente para esta atividade, uma vez que o risco se faz presente tanto ao colaborador quanto para terceiros. Segundo ele, a CAOA também treina seus colaboradores para condições específicas de segurança em serviços com eletricidade – NR 10, objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos.

No quesito Saúde, o supervisor de Segurança do Trabalho enfatiza que empresa adotou uma estrutura sistêmica, onde todos os colaboradores da linha operacional terão exigências semestrais para elaboração de exames específicos e atendimentos legais. “Além dos exames, acompanhamentos presenciais serão feitos no começo do trabalho junto a um check-list minucioso em que será consolidada a certeza do bom andamento deste processo. Eventos como SIPAT, palestras de segurança, DSS e alguns eventos remotos e presencias, terão em pauta assuntos relacionados à saúde do colaborador para esta atividade”, detalha.

Segundo Carone, a CAOA também trouxe o ESG – Environmental, Social and Governance (Meio Ambiente, Social e Governança) para suplementar os processos, qualidade e segurança do trabalhador. “Com os olhares voltados à indústria 4.0, a CAOA traz para seu pleito de assuntos questões voltadas a gestão, políticas de trabalho, visão, missão e transparência de seus valores, assegurando seus colaboradores e clientes de um longevo projeto”, explica.

Com mais de 40 anos de história, o grupo CAOA é distribuidor de veículos das marcas Subaru, Hyundai e Chery no Brasil. Em 2022, a CAOA trouxe dois novos sistemas automotivos ao país, o híbrido e o elétrico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Artigos relacionados