Por Laís Helena de Mello Pontim / Jornalista da Revista Proteção, com informações do Grupo CAOA
Com o foco na segurança dos clientes, colaboradores, assim como do bem de consumo (o próprio automóvel), o grupo CAOA intensificou três pilares que considera importantes para o serviço de pós-vendas junto a todas as marcas ligadas à CAOA: o pilar da Segurança, Saúde e Qualidade.
Conforme o supervisor de Segurança do Trabalho da CAOA Eduardo Carone, atualmente, nos trabalhos que são executados junto às oficinas, os profissionais da linha operacional (que estarão diretamente ligados a manutenção dos carros híbridos e elétricos) são treinados pela montadora sobre como realizar as manutenções preventivas dos respectivos carros de maneira segura e objetiva, visando os cuidados necessários, métodos e técnicas de segurança individual e coletiva, riscos inerentes à atividade e num raio de 1 metro para possíveis transeuntes.
Além disso, Carone ressalta que foram criados e adotados Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) especificamente para esta atividade, uma vez que o risco se faz presente tanto ao colaborador quanto para terceiros. Segundo ele, a CAOA também treina seus colaboradores para condições específicas de segurança em serviços com eletricidade – NR 10, objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos.
No quesito Saúde, o supervisor de Segurança do Trabalho enfatiza que empresa adotou uma estrutura sistêmica, onde todos os colaboradores da linha operacional terão exigências semestrais para elaboração de exames específicos e atendimentos legais. “Além dos exames, acompanhamentos presenciais serão feitos no começo do trabalho junto a um check-list minucioso em que será consolidada a certeza do bom andamento deste processo. Eventos como SIPAT, palestras de segurança, DSS e alguns eventos remotos e presencias, terão em pauta assuntos relacionados à saúde do colaborador para esta atividade”, detalha.
Segundo Carone, a CAOA também trouxe o ESG – Environmental, Social and Governance (Meio Ambiente, Social e Governança) para suplementar os processos, qualidade e segurança do trabalhador. “Com os olhares voltados à indústria 4.0, a CAOA traz para seu pleito de assuntos questões voltadas a gestão, políticas de trabalho, visão, missão e transparência de seus valores, assegurando seus colaboradores e clientes de um longevo projeto”, explica.
Com mais de 40 anos de história, o grupo CAOA é distribuidor de veículos das marcas Subaru, Hyundai e Chery no Brasil. Em 2022, a CAOA trouxe dois novos sistemas automotivos ao país, o híbrido e o elétrico.