Por Aline de Melo/Jornalista da Revista Proteção
Com foco na capacitação e prevenção de acidentes e doenças do Trabalho, a PUC-RIO dará início, em 5 de agosto, ao seu curso de especialização em Medicina do Trabalho. Direcionados a médicos, o curso, que é coordenado pelo Médico do Trabalho Newton Richa, visa a formar profissionais que promovam e atuem no desenvolvimento de uma Cultura de Saúde nas empresas. Justificado pela crescente demanda do mercado no que se refere a esta área e pelo aumento da importância da SST, o curso, que terá duração de 24 meses, seguirá metodologia que abrange aulas expositivas, apresentação de vídeos, discussão de artigos científicos e debates.
Haverá aulas teóricas presenciais na Casa da Medicina da PUC-Rio e no formato on-line pelas plataformas Zoom e Moodle e aulas práticas supervisionadas em empresas, para dar ao estudante a capacitação necessária para a atividade profissional, além de produzir subsídios para elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).
O calendário das aulas teóricas presenciais na Casa da Medicina da PUC-Rio será informado aos alunos após o início das aulas. O aluno poderá escolher a empresa para realização das aulas práticas supervisionadas de acordo com seu interesse. Essas escolhas serão acordadas com a Coordenação no segundo período do curso.
A estrutura do curso propõe os seguintes desafios aos médicos participantes:
– Alinhamento ao panorama internacional para inclusão dos recentes avanços da Gestão de SST, favorecendo a empregabilidade em grandes empresas brasileiras e multinacionais.
– Desenvolvimento das Competências Essenciais Requeridas para o Exercício da Medicina do Trabalho, revisadas pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), em 2018, com foco no cenário nacional.
– Capacitação em Sistemas de Gestão Integrada de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e Critérios ESG (Environment – Social – Governance).
Os participantes estarão capacitados a desenvolver nas empresas:
– Uma sólida Cultura de Segurança e Saúde no Trabalho, fundamentada na prevenção;
– Interação com dirigentes e gerentes no fortalecimento da competitividade das empresas, com base na efetividade em Segurança e Saúde no Trabalho, alinhada às atividades produtivas;
– Identificação, análise e aplicação das melhores práticas de SST, disponíveis no panorama internacional;
– Elaboração dos Trabalhos de Conclusão do Curso alinhados às necessidades das organizações e às Diretrizes de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da International Finance Corporation (IFC) do Banco Mundial, principal instituição voltada para o setor privado nos países em desenvolvimento.
– Organização de uma rede de professores e estudantes dedicados à excelência em SST e à publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais, como base para maior sinergia universidade-empresa.
– Ampliação das ações de prevenção de doenças do trabalho, prioridade estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 28.04.2013.
Mais detalhes sobre o curso podem ser conferidos neste link.
LEIA MAIS: