terça-feira, 01 de julho de 2025

PUC-RIO dará início à especialização em Medicina do Trabalho em agosto

Por Aline de Melo/Jornalista da Revista Proteção

Com foco na capacitação e prevenção de acidentes e doenças do Trabalho, a PUC-RIO dará início, em 5 de agosto, ao seu curso de especialização em Medicina do Trabalho. Direcionados a médicos, o curso, que é coordenado pelo Médico do Trabalho Newton Richa, visa a formar profissionais que promovam e atuem no desenvolvimento de uma Cultura de Saúde nas empresas. Justificado pela crescente demanda do mercado no que se refere a esta área e pelo aumento da importância da SST, o curso, que terá duração de 24 meses, seguirá metodologia que abrange aulas expositivas, apresentação de vídeos, discussão de artigos científicos e debates.

Haverá aulas teóricas presenciais na Casa da Medicina da PUC-Rio e no formato on-line pelas plataformas Zoom e Moodle e aulas práticas supervisionadas em empresas, para dar ao estudante a capacitação necessária para a atividade profissional, além de produzir subsídios para elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

O calendário das aulas teóricas presenciais na Casa da Medicina da PUC-Rio será informado aos alunos após o início das aulas. O aluno poderá escolher a empresa para realização das aulas práticas supervisionadas de acordo com seu interesse. Essas escolhas serão acordadas com a Coordenação no segundo período do curso.

A estrutura do curso propõe os seguintes desafios aos médicos participantes:

– Alinhamento ao panorama internacional para inclusão dos recentes avanços da Gestão de SST, favorecendo a empregabilidade em grandes empresas brasileiras e multinacionais.

– Desenvolvimento das Competências Essenciais Requeridas para o Exercício da Medicina do Trabalho, revisadas pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), em 2018, com foco no cenário nacional.

– Capacitação em Sistemas de Gestão Integrada de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e Critérios ESG (Environment – Social – Governance).

Os participantes estarão capacitados a desenvolver nas empresas:

– Uma sólida Cultura de Segurança e Saúde no Trabalho, fundamentada na prevenção;

– Interação com dirigentes e gerentes no fortalecimento da competitividade das empresas, com base na efetividade em Segurança e Saúde no Trabalho, alinhada às atividades produtivas;

– Identificação, análise e aplicação das melhores práticas de SST, disponíveis no panorama internacional;

– Elaboração dos Trabalhos de Conclusão do Curso alinhados às necessidades das organizações e às Diretrizes de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da International Finance Corporation (IFC) do Banco Mundial, principal instituição voltada para o setor privado nos países em desenvolvimento.

– Organização de uma rede de professores e estudantes dedicados à excelência em SST e à publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais, como base para maior sinergia universidade-empresa.

– Ampliação das ações de prevenção de doenças do trabalho, prioridade estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 28.04.2013.

Mais detalhes sobre o curso podem ser conferidos neste link.

LEIA MAIS:

PUC-RIO lança curso de especialização em Medicina do Trabalho em live gratuita nesta quarta-feira, 24

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Artigos relacionados