segunda-feira, 30 de junho de 2025

Anuário Brasileiro de Proteção 2014

Conteúdo essencial

Servir como um importante instrumento de apoio e consulta aos profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho é a principal finalidade do Anuário Brasileiro de Proteção que chega a sua 19ª edição.

Para abrir esta publicação especial da revista trazemos uma análise setorial da indústria da constru­ção com a reportagem Desafio continua, contendo informações e impressões de especialistas na área.

Dados atualizados sobre as estatísticas de acidentes de trabalho para o ano de 2012 estão à disposição dos leitores conforme a recente publicação do Ministério da Previdência Social, o AEPS 2012. Mais do que mera consulta, as páginas de estatísticas trazem uma análise da realidade aciden­tária no país, regiões e unidades federativas.

A relação das empresas certificadas em OHSAS 18001 em todo o território nacional e seus respectivos organismos certificadores, além da futura mudança com a chegada da ISO 18001 podem ser conferidos na seção Gestão de SST.

O perfil dos profissionais que responderam à Pesquisa Nacional sobre Saúde e Segurança no Trabalho realizada pela primeira vez integralmente em meio eletrônico serve de termômetro para medir o que eles estão pensando sobre a área e a sua própria atuação. Na reportagem Em avaliação, que acompanha o levantamento, o destaque é a atuação de duas instituições com relevante participação na prevenção de acidentes: a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho.

Os vencedores do Prêmio Proteção Brasil 2013 – categorias nacional e regionais abrem as páginas dedicadas às cinco regiões brasileiras. São experiências trazidas pelos profissionais por meio dos cases agora divididos com os leitores. Em janeiro próximo iniciamos a publicação gradativa na revista dos demais premiados por categoria.

Confira as seções do Anuário Brasileiro de Proteção 2014:

Análise Setorial
Construção em alta – A indústria da construção está em evidência trazendo incremento de mão de obra e também nos acidentes. Porém, importantes ações lideradas por profissionais que há anos se empenham para levar mais prevenção aos canteiros têm contribuído para que o cenário acidentário não seja ainda pior.

Gestão em SST
Certificação de peso – O crescente interesse pela certificação em SST fez com que uma comissão de países definisse pela publicação da ISO 18001, que deverá substituir a OHSAS em 2016.

Pesquisa
O que eles pensam – A 18ª Pesquisa Nacional sobre Saúde e Segurança do Trabalho traz a opinião dos profissionais e o perfil ocupacional das empresas brasileiras. A reportagem que acompanha os gráficos, trata sobre a atuação da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho nas ações de prevenção.

Brasil
Realidade acidentária – Os últimos dados sobre acidentes e doenças do trabalho publicados no AEPS 2012 e também outras informações disponibilizadas pelo MTE são compiladas em forma de estatísticas e texto informativo. Acidentes por setores de atividade econômica, por unidades da Federação, idade, gênero, partes do corpo, retrospectivas históricas, e dados sobre a inspeção do trabalho estão entre as informações deste ano.

Regiões | Visão regional
– Centro-Oeste
– Nordeste
– Norte
– Sudeste
– Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Artigos relacionados