Fonte: Vale
A Vale informa que a Barragem Santana, com a função de acumular sedimentos e água, em Itabira, não obteve sua Declaração de Condição de Estabilidade, DCE. Estudos complementares já foram realizados e indicaram a necessidade de se realizar obras de adequação na barragem, já validadas tecnicamente em conjunto com auditores, projetistas e consultores, para que as condições de segurança dessa estrutura sejam elevadas. As obras estão previstas para o segundo semestre de 2020.
A barragem se mantém, desde outubro de 2019, em nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM), em comum acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), Ministério Público e AECOM. As equipes especializadas seguem acompanhando a estrutura, que é monitorada permanentemente por câmeras de vídeo e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico 24h.
Em cumprimento às normas da Agência Nacional de Mineração, a empresa instalou sistema de alerta sonoro, assim como placas de rota de fuga e emergência e visitou as comunidades da Zona de autossalvamento, informando como proceder diante de uma emergência com barragens de mineração.
Mais informações pelo e-mail: duvidas.barragens.itabira@vale.com e pelo telefone 0800 039 6010.