domingo, 15 de junho de 2025

SEGURANÇA EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS – OURO | Sistema anticolisão para atividade de correção geométrica na Estrada de Ferro Carajás

VALE SA | Marabá/PA

As atividades de manutenção ferroviária oferecem riscos aos trabalhadores. Entre eles, o de colisão. Na Estrada de Ferro Carajás, operada pela Vale em Marabá/PA, que conecta o Porto de Ponta da Madeira, em São Luís/MA, a Parauapebas/PA, transportando toneladas de cargas, uma atividade, em especial, chamou a atenção da companhia pelos perigos: a correção geométrica.

O processo, que é realizado para o reparo de defeitos na geometria da via para garantir segurança na circulação, demanda a utilização de equipamentos de grande porte (EGPs). Foi com um investimento em um sistema anticolisão para a execução dessa operação que a Vale conquistou a distinção Ouro na categoria Segurança em Máquinas e Equipamentos do Prêmio Proteção Brasil 2024 e foi reconhecida como o Melhor Case da Região Norte.

O sistema anticolisão reconhecido consiste na detecção de obstáculos, como pessoas e máquinas, pelo controle da aproximação do equipamento através da definição de zonas de atuação pré-estabelecidas. O processo de detecção é realizado através de sensores que fornecem dados em tempo real sobre o ambiente no entorno. A boa prática também consiste na utilização de controladores que processam os dados dos sensores para a tomada de decisões baseada nas informações recebidas. Por fim, ainda entram em ação os atuadores, como motores elétricos, servomotores, atuadores pneumáticos ou hidráulicos, e freios que executam as ações determinadas pelos controladores. Nesta etapa, é possível prever as ações físicas necessárias para evitar os obstáculos, garantindo que o sistema possa se mover de forma segura e eficiente nas ferrovias.

Após a validação dos testes, para que o projeto se transformasse em uma prática, a Vale investiu em treinamentos das equipes de manutenção e operação visando a padronização de procedimentos, além de divulgar entre os operadores o uso do sistema anticolisão. O resultado foi uma iniciativa que, entre outros benefícios, preservou a integridade física dos operadores. A eliminação dos riscos ferroviários demandou inovação tecnológica, além do compromisso e participação de todos.

Assista o vídeo sobre o case:

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