terça-feira, 01 de julho de 2025

Projeto Caminhos do Trabalho ganha adesão da UFSC

Por Fundacentro

Fundacentro e a Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC) assinaram acordo de cooperação técnica (ACT) para executar o Projeto Caminhos do Trabalho em 18 de setembro. O objetivo é mapear o adoecimento ocupacional no país e combater sua ocultação.  Esse mapeamento se baseará no atendimento a trabalhadores vítimas de agravos e na análise de material primário e secundário de fontes públicas e privadas.

“A ocultação de acidentes e doenças ocupacionais produz muitos impactos negativos para a sociedade, a começar do desrespeito aos próprios direitos dos trabalhadores lesionados. As repercussões diferem particularmente com base no tempo de afastamento do trabalhador das suas atividades”, aponta-se no Plano de Trabalho. Além disso, “a subnotificação dificulta a análise, a avaliação, o planejamento e a adoção de políticas públicas eficazes”.

O Projeto Caminhos do Trabalho se iniciou na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT). Atualmente funciona em outras dez universidades e é coordenado pela Fundacentro, por meio do assessor da Presidência Vitor Filgueiras. O novo ACT foi assinado pelo reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e pelo presidente da Fundacentro, Pedro Tourinho.

Uma das metas do acordo com a UFSC é a formação de 10 estudantes na área do conhecimento do projeto a cada dois anos. Prevê-se o atendimento de 150 pessoas a cada ano. Espera-se que o projeto atue para municiar trabalhadores com documentação pertinente a cada caso, quando constatada a relação entre trabalho e adoecimento, com relatório médico e emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho); oferecer orientação jurídica à população; e auxiliar os trabalhadores a solicitarem benefício previdenciário devido ou transformar a espécie do benefício concedido, de B31 (Auxílio-Doença Previdenciário) para B91 (Auxílio-Doença Acidentário).

Saiba mais

Fundacentro e UFBA celebram acordo para mapear adoecimento ocupacional

Leia o Relatório de Pesquisa Número 2 – Volume I – Levantamento sobre o Trabalho de Entregadores e Motoristas das autointituladas “plataformas digitais”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Artigos relacionados