quinta-feira, 26 de junho de 2025

GERENCIAMENTO DE RISCOS – PRATA | Programa de Prevenção a Ocorrências com Veículos de Cargas

TEREOS AÇÚCAR E ENERGIA BRASIL SA | Olímpia/SP

Na Tereos Brasil, no primeiro semestre de 2022, as avaliações de risco mostraram que veículos de carga representavam 25% do que a empresa denomina eventos indesejados prioritários, aqueles que possuem potencial de resultar em fatalidades, ocorrência com afastamento e lesão permanente ou múltiplas com afastamento. Com o objetivo de compreender e apoiar as operações para redução desses eventos envolvendo veículos de carga desenvolveu-se o Programa de Prevenção a Ocorrências com Veículos de Cargas, que recebeu a distinção Prata da categoria Gerenciamento de Riscos do Prêmio Proteção Brasil 2024.

Três linhas de ação foram propostas. A primeira cuidou da conservação de solo e estradas. A segunda concentrava-se nas condições de manutenção e conservação da frota, priorizando as carretas que transportam cana de açúcar, que representavam a maioria dos eventos registrados e eram a principal causa de falhas técnicas/materiais. Nesta ação foi realizada a padronização do modelo de engate automático, popularmente conhecido como “boca de lobo” e a substituição de veículos com 20 anos ou mais. A terceira linha de ação, voltada para operação e segurança, enfatizava especialmente a capacitação das equipes de manutenção automotiva das unidades, mais precisamente os mecânicos das oficinas de implementos rodoviários, os responsáveis pela manutenção das carretas.

Durante o ano-safra de 2022 (abril de 2022 a março de 2023), a Tereos registrou cinco incidentes atribuídos a falhas no engate automático, que resultaram em desacoplamentos. Na safra seguinte foram dois. O número geral de ocorrências de alto potencial envolvendo veículos de carga diminuiu 51% da safra de 2023 para 2024, e o número de tombamentos de composições caiu 50%. Outro resultado importante está relacionado à curva de aprendizagem e aceitação por parte dos motoristas de todas as mudanças realizadas, principalmente, a implementação do sistema de detecção de fadiga e distração embarcado, considerado uma das ações mais importantes. O emprego da tecnologia e da inteligência artificial que alerta para uso de celular ao volante e percebe momentos de cansaço neste tipo de operação, ofereceu um suporte significativo para a segurança dos profissionais.

Assista o vídeo sobre o case:

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