domingo, 15 de junho de 2025

FORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SST – OURO | TV Mais – Porto Itapoá

ITAPOÁ TERMINAIS PORTUÁRIOS SA | Itapoá/SC

Compartilhar conhecimento de informações sobre Segurança do Trabalho é um desafio para as empresas. A ausência de um canal de divulgação estruturado no Porto Itapoá afetava a comunicação das ações da CIPAA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio) e a adesão às práticas de SST. Reconhecendo esses problemas, a CIPAA criou o canal de comunicação multimídia “TV Mais”. É dela a responsabilidade de elaborar temas, selecionar imagens, editar e produzir vídeos com informações para o canal. Essa abordagem permitiu que a Comissão adaptasse as mensagens de segurança de acordo com as necessidades específicas da empresa e dos colaboradores. Para chegar ao seu público foram distribuídos 12 aparelhos de televisão ao longo do porto e criados grupos de WhatsApp, Telegram, e-mails internos com links para visualização dos vídeos e pelo aplicativo Comunica-In. O projeto tornou-se o case que recebeu a distinção Ouro na categoria Formação e Comunicação em SST do Prêmio Proteção Brasil 2024.

Além dos temas relacionados à Segurança do Trabalho em si, a TV Mais busca integrar informações do dia a dia. O primeiro vídeo abordou o acidente de trajeto e a cada mês foram sendo introduzidos novos temas. Além disso, para incentivar a interação e a participação, foi lançado um concurso para dar nome à Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho de 2023. O vencedor foi “SEA – Segurança em Ação”.

Com quatro meses de TV Mais a equipe fez um levantamento de alcance e receptividade do canal pelos colaboradores e percebeu uma grande aceitação. Diante disso, a coordenação decidiu expandir o alcance para fora da empresa, através de um canal no YouTube. O primeiro vídeo tratou da “Importância da Segurança no Trabalho” e acumulou mais de 1,3 mil visualizações em 10 meses. A partir da TV Mais, a empresa percebeu um aumento expressivo da conscientização dos colaboradores em relação às questões de segurança. Somente com três vídeos lançados mais de 2.100 pessoas receberam mensagens de segurança, evidenciando o alcance significativo que estas plataformas oferecem. Internamente, quase cem por cento dos colaboradores da operação participam dos cinco grupos da equipe no WhatsApp, onde os vídeos da TV Mais são compartilhados regularmente.

Assista o vídeo sobre o case:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Artigos relacionados