NIDEC GLOBAL APPLIANCE | Joinville/SC
Resgates em espaços confinados apresentam grandes desafios devido às condições perigosas e restritas. Esses ambientes têm acesso limitado, ventilação insuficiente e podem conter gases tóxicos. A complexidade do resgate em caso de acidentes exige equipes especializadas, equipamentos adequados e treinamento rigoroso para garantir a segurança dos trabalhadores e dos socorristas envolvidos. Devido à quantidade de espaços confinados classificados que traziam uma grande demanda em liberações de atividades realizadas, a dificuldade de acesso em caso de resgate e também para se adequar à atualização da NR 33 (Espaços Confinados), em 2022, a unidade de Joinville/SC da Nidec Global Appliance iniciou um processo de Descaracterização de espaços confinados através de medidas para mitigar riscos. A ação resultou no case que recebeu a distinção Prata na categoria Espaço Confinado do Prêmio Proteção Brasil 2024.
O processo consiste na descaracterização de ambientes confinados. Seguindo as orientações da NR 33, a empresa revisou todos estes locais, reforçou o treinamento dos trabalhadores, melhorou os procedimentos de entrada e trabalho, atualizou as especificações para EPI e EPC garantindo tecnologia e práticas modernas para estas ações. Elaborou também planos de resgates mais detalhados e incluiu simulações práticas para casos de emergência. Ainda ampliou o monitoramento da presença de gases perigosos e níveis de oxigênio, delineou as responsabilidades das equipes no quesito segurança e atualizou documentações e registros.
Todos os espaços confinados da empresa foram reavaliados. Após a análise, dos 395 existentes restaram 156. Destes, 10% sofreram readequações, nove prensas tiveram adequações estruturais no acesso e ventilação, três cabines de pintura mudaram a abertura das portas e laterais para realização das atividades e quatro galerias receberam aberturas para melhoria de ventilação. A empresa afirma que essas mudanças trouxeram redução de custos com treinamento, exames ocupacionais, tempo do funcionário fora do posto de trabalho e liberação dos profissionais que realizavam este tipo de avaliação para realização de outras atividades. As melhorias trouxeram economia de R$ 80 mil, que foram reinvestidos nas adequações das estruturas para descaracterização dos espaços confinados, compra de equipamentos para a Brigada de Emergência e eventos comemorativos.
Assista o vídeo sobre o case: