ELDORADO BRASIL CELULOSE SA | Três Lagoas/MS
Espaços confinados representam perigos potenciais, incluindo gases tóxicos, deficiência de oxigênio e riscos de explosão. A ausência de um gerenciamento eficaz destes locais amplia consideravelmente o risco de acidentes graves e até mesmo fatais. Gerenciar manualmente as operações destes espaços pode trazer deficiências comprometendo a segurança, a eficiência operacional e a integridade das informações. A Eldorado Brasil, uma das principais empresas de produção de celulose do mundo, enfrentava sérias dificuldades devido ao gerenciamento manual dos espaços confinados em suas operações. Com as informações disponíveis em papéis, havia dificuldades relativas à incoerência e desatualização dos dados, falta de agilidade no acesso e na centralização de dados, além de insuficientes medidas preventivas e eficazes. Diante deste cenário, a empresa dedicou esforços no desenvolvimento de um sistema integrado de gestão. O Inventário de espaços confinados no ambiente digital foi o case vencedor da distinção Bronze na categoria Espaço Confinado do Prêmio Proteção Brasil 2024.
Identificadas as ineficiências do gerenciamento manual a empresa adotou um sistema digital robusto para a realização do inventário dos espaços confinados. Um levantamento dos requisitos de segurança destes locais, levando em consideração as regulamentações aplicáveis e as melhores práticas da indústria, foi feito. Em seguida foi desenvolvido um plano de implementação que incluía seleção e personalização de um inventário digital, um programa de treinamento para os colaboradores e o estabelecimento de procedimentos rigorosos de segurança.
Com o sistema digital tornou-se possível a automação de processos, desde a coleta de dados até a geração de relatórios, assegurando consistência e precisão, eliminando possíveis erros. A capacidade de integração com outras plataformas oferece ainda a possibilidade de acessar de forma remota as informações. O novo sistema proporcionou uma solução segura e organizada para o armazenamento de registros e documentos relativos ao inventário, facilitando a auditoria e a análise dos dados coletados. O recurso é hoje peça-chave na proteção de trabalhadores expostos a ambientes de alto risco. A transição para um sistema digital amplificou as capacidades de gestão e monitoramento trazendo benefícios substanciais para a segurança dos trabalhadores.
Assista o vídeo sobre o case: