terça-feira, 01 de julho de 2025

Aumento de casos de Covid e baixas temperaturas exigem atenção para a qualidade do ar no trabalho

Fonte: Assessoria de Imprensa da ABRAVA

Renovação do Ar, Ventilação, Sistemas de Climatização são algumas das ações que podem contribuir com a saúde e segurança das pessoas, neste momento de chegada do inverno e o aumento nos números de casos de infectados da Covid-19, nos mais diversos tipos de ambientes fechados.

Com a chegada do inverno, a estação do ano que apresenta baixas temperaturas, é comum fecharmos portas e janelas. Com a desobrigação do uso de máscaras, a baixa da imunidade  devido ao tempo de proteção das vacinas e o aumento dos números de infectados com a Covid-19, este cenário tende a piorar. Muitos ambientes corporativos não possuem ventilação e renovação do ar adequada, é o alerta que o Qualindoor – Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno da ABRAVA  faz, preocupado com a saúde e segurança dos trabalhadores. Neste momento, é preciso dar atenção para a qualidade do ar interno, a presença de patógenos como Sars-CoV2 e outros contaminantes do ar, que pode contribuir com o aumento do número de pessoas infectadas. A solução neste cenário é verificar a ventilação mecânica.

De acordo com o Qualindoor, as pessoas ficam cerca de 90% do seu tempo em um ambiente fechado. Ainda, imagine quando os índices de umidade do ar em ambientes internos se apresentam abaixo de 40%, ocasião que prejudicam o sistema imunológico, ao mesmo tempo favorecendo a flutuação e sobrevivência dos vírus que estão suspensos no ar. Este é o cenário ocorridos na maioria dos ambientes sem ventilação adequada.

De acordo com o Eng° Leonardo Cozac, engenheiro de segurança do trabalho especializado em qualidade do ar interno na ABRAVA e presidente do PNQAI – Plano Nacional da Qualidade do Ar Interno – PNQAI, “ O maior problema diante deste cenário, é que a maioria dos locais apostaram em uma solução simplista e econômica ao acharem que abrir janelas é a solução para uma boa ventilação”. A situação piora quando consideramos que a maioria das edificações do país, não foram projetadas para essa ventilação natural. Com a chegada do frio, a tendência é que as janelas sejam fechadas, levando ao aumento de contágio de diversos tipos de vírus. A solução imediata para contribuição ao atual cenário pandêmico é a ventilação mecânica para estes tipos de ambientes. Um exemplo prático para analisarmos é se observada a circulação do ar em uma cozinha, residenciais ou comerciais, pois em sua maioria possuem sistemas de exaustão mecânica (exaustor) para a diluição e retirada da fumaça do local. O raciocínio é o mesmo, ambientes internos precisam de ventilação mecânica e renovação do ar,  para diluição e circulação do ar contaminado por vírus”.

O papel do profissional de Segurança e Saúde do trabalho é essencial nesse processo. Ele deve conversar com o responsável técnico pelo sistema de climatização, se a renovação do ar dos ambientes esta sendo atendida, conforme exigências da Portaria 3523/98 do Ministério da Saúde e se as análises da qualidade do ar estão dentro dos parâmetros definidos pela Resolução 09 da ANVISA. Essas exigências também estão prevista nas Normas Regulamentadoras, especialmente NR 17.

A ABRAVA recomenda as boas práticas como a contratação de empresas e profissionais qualificados para qualquer tipo de serviço, mais informações no www.abrava.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Artigos relacionados