VALE SA | São Luís/MA
A Vale SA está presente em cerca de 20 países e foi no Terminal Marítimo Ponta da Madeira (TMPM), localizado na região Nordeste do Brasil, na cidade de São Luís no Maranhão, que foi aplicada uma ação que se diferenciou por sua atuação junto à comunidade local e que recebeu a distinção Prata do Prêmio Proteção Brasil 2024.
Em 2023 o TMPM embarcou 166,3 milhões de toneladas de minério de ferro segundo o último relatório anual da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), e em 2024 está completando 38 anos de operação no Estado do Maranhão. A Gerência de Manutenção Vulcanização Porto Norte possui uma equipe diversa de 147 empregados, além de 166 funcionários parceiros de outras empresas que estão locados no mesmo ambiente. Por ser uma gerência de área fortemente operacional, as ações de promoção de saú-de e segurança, eram limitadas ao ambiente fabril de trabalhadores da Vale e de empresas contratadas. Desta forma, o engajamento com a sociedade era raro.
Foi criado, então, o Projeto CEV – Conexão, Educação e Vulcanização com o IEMA (Instituto Estadual do Meio Ambiente do Maranhão), escola que fica em uma região periférica próxima ao Polo do Itaqui Bacanga. O primeiro
movimento foi uma feira de profissões dentro do Instituto. Em seguida, foi elaborado um plano estratégico com ações inclusivas valorizando e respeitando a diversidade de todos do centro de educação. Com a escuta, a empresa elaborou um calendário com ações mensais, conforme necessidade da escola e assim, profissionais da empresa, de parceiras e da comunidade, passaram a participar de atividades, tanto dentro da instituição de ensino como na Vale.
Práticas de sensibilização para o Janeiro Branco (mês de conscientização sobre saúde mental), cuidado com a ergonomia dos professores, Semana do Meio Ambiente, horta comunitária, oficinas com materiais recicláveis, exposição dentro da Vale foram algumas das iniciativas que envolveram profissionais da empresa, convidados de outras instituições, alunos, professores e toda a comunidade escolar. Esta foi a primeira prática da gerência da empresa voltada diretamente para a comunidade. As ações trouxeram melhora do clima organizacional, maior engajamento e satisfação, aumento da criatividade e inovação, fortalecimento da cultura da empresa, satisfação dos empregados e comprometimento.
Assista o vídeo sobre o case: