terça-feira, 01 de julho de 2025

Fundacentro realiza Série de Webinars sobre PGR

Fonte: Fundacentro

A Fundacentro realiza a Série de Webinars “Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – Nova NR 01”. Os eventos serão transmitidos pelo YouTubeTwitter e Facebook da instituição nos dias 21 e 28 de agosto e 4, 11 e 18 de setembro, das 9h às 12h. O objetivo é apresentar, em linhas gerais, como estabelecer e manter o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) previsto na nova edição da NR 01.

“A noção do PGR é uma ruptura paradigmática com as práticas atuais da maioria dos profissionais”, avalia o coordenador da Série de Webinars, Gilmar Trivelato. Diante dessa quebra de paradigma, pretende-se abordar de forma mais aprofundada o conteúdo técnico da norma e dar uma orientação prática sobre sua aplicação.

21 de agosto

O primeiro episódio terá o tema “O que é um Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais?”. Haverá uma videoaula seguida de debate ao vivo com o pesquisador Gilmar Trivelato, o tecnologista José Damásio de Aquino, ambos da Fundacentro, e o auditor fiscal do trabalho, Luiz Carlos Lumbreras.

Estão previstas as seguintes questões: definições básicas – perigo, risco, identificação de perigos, avaliação de riscos, controle de riscos; conceitos de programa, processos de gestão de riscos  e programa de gerenciamento de riscos ocupacionais; visão geral da NR 01 e relações com as demais normas; e PGR e sistemas de gestão da SST.

Assista ao primeiro episódio

28 de agosto

A segunda edição trará a temática “Estratégias para estabelecer e manter um PGRO em um estabelecimento. Após a videoaula, os debatedores serão Gilmar Trivelato, o tecnologista da Fundacentro Robson Spinelli e o auditor fiscal do trabalho Rodrigo Vaz.

Os tópicos previstos nesse dia são: diagnóstico inicial e estratégia para estabelecer o PGR; comprometimento do empregador e participação dos trabalhadores; política de SST, concepção do PGR e relação com demais NRs; planejamento, consulta e comunicação; e documentação de SST.

4 de setembro

No terceiro dia da série, o tema será Critérios e procedimentos para identificar perigos e avaliar riscos ocupacionais. Haverá videoaula e debate com Gilmar Trivelato, a tecnologista da Fundacentro Marcela Ribeiro e o auditor fiscal do trabalho Mário Parreiras.

Pretende-se apresentar os seguintes assuntos: identificação e descrição de perigos ou fatores de riscos; construção de cenários de risco; critérios e procedimentos para avaliar riscos relativos a incidentes, exposições e exigências da tarefa; e classificação de riscos, matrizes de riscos e outras alternativas.

11 de setembro

O quarto episódio da série trará o tema Como construir um “Inventário de Riscos. Após a videoaula, o debate contará com Gilmar Trivelato, a pesquisadora da Fundacentro Thais Barreira e o auditor fiscal do trabalho Airton Marinho.

Os tópicos a serem abordados são: análise geral do estabelecimento, organização administrava e instalações; definição de unidades de avaliação; caracterização geral dos processos e ambientes de trabalho; caracterização dos trabalhadores, da organização do trabalho e atividades; sistematização e análise preliminar dos dados existentes; descrição de perigos e riscos, avaliação de riscos e elaboração do documento.

18 de setembro

Por fim, o último encontro terá a temática “Como elaborar, executar e acompanhar um Plano de Ação”, com a participação de Gilmar Trivelato, do tecnologista Rogério Galvão e do auditor fiscal do trabalho Fernando Gallego no debate, logo após a videoaula.

Os tópicos previstos são: requisitos gerais de um plano de ação e requisitos da NR01; definição de medidas preventivas a serem implantadas, mantidas e melhoradas; ações de comunicação e formação; interfaces com o PCMSO; ações de acompanhamento e avaliação de desempenho; e Plano de Emergência.

6 COMENTÁRIOS

  1. Muito boa esta iniciativa, pois o assunto é importantíssimo e precisamos conhecê-lo muito bem!

  2. Muito gostaria de informações do e-Social, SST, nas indústrias, principalmente na indústriasPetroquímicas.
    Gostaria também de obter informações sobre a implantação e-Social, da SST em Conselhos de Fiscalização Profissional.
    Desde já agradeço as informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Artigos relacionados