terça-feira, 01 de julho de 2025

MTE destaca Anexo de Escadas da NR-35 e ajustes na NR-22 na última reunião da CTPP

Por MTE

AComissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), instância tripartite responsável por discutir a atualização e revisão de temas relacionados à segurança e saúde no trabalho, especialmente as Normas Regulamentadoras (NRs), realizou sua 25ª reunião nesta quarta e quinta-feira (24 e 25), em Brasília.

Durante o encontro, foi aprovado o novo Anexo III da NR-35 (Trabalho em Altura), que define os requisitos e medidas de prevenção para o uso de escadas (Anexo de Escadas). Também foram debatidas propostas para a harmonização da NR-22, que trata da Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração, com foco na proteção contra a exposição ao calor em atividades subterrâneas, em alinhamento com o Anexo III da NR-9 (Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos).

A CTPP aprovou por consenso a proposta de alteração de 76 itens debatidos pela Comissão Nacional Tripartite Temática (CNTT) da NR-22. Também foi deliberada a criação de um novo Anexo sobre Poeiras Minerais, que será incorporado ao texto da própria NR-22.

A reunião também abordou o Anexo III — Limites de Tolerância para Exposição ao Calor — da NR-15, que trata de Atividades e Operações Insalubres. A CTPP decidiu realizar mais três reuniões do Grupo de Trabalho Tripartite (GTT) específico, para que a proposta de texto possa ser analisada e deliberada na 26ª Reunião Ordinária da Comissão, em setembro.

Inicialmente prevista para os dias 23 e 24 de setembro, a 26ª Reunião foi remarcada para os dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2024. De acordo com Rogério Silva Araújo, diretor de Segurança e Saúde no Trabalho do MTE e vice-presidente da CTPP, a alteração foi necessária para permitir o amadurecimento das propostas em discussão e o cumprimento dos prazos regimentais.

Outra pauta da reunião tratou do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Após analisar a questão relacionada ao fornecimento de EPIs para pessoas com deficiência (PCDs), a Comissão considerou que o tema exige um aprofundamento técnico e deliberou que a Coordenação-Geral de Normatização e Registros (CGNOR), do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST/MTE), deverá organizar uma reunião com representantes de laboratórios que realizam ensaios em EPIs, além de representantes das bancadas de trabalhadores e empregadores. O objetivo é iniciar uma discussão técnica voltada à identificação de possíveis soluções.

O diretor de Segurança e Saúde no Trabalho do MTE, Rogério Silva Araújo, destacou os temas relevantes aprovados na reunião, como o novo Anexo III de Escadas. “Esse anexo havia sido revogado em 2023 e, agora, o novo texto traz uma normatização mais moderna e adequada sobre a temática”, avaliou.

Já o ajuste na NR-22 e a criação do Anexo sobre Poeiras Minerais, segundo Rogério Silva Araújo, “reforçam o compromisso que o MTE, por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), vem mantendo com a saúde e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras da área da mineração.” O diretor também se disse confiante no avanço das discussões relacionadas aos limites de tolerância para exposição ao calor.

CTPP – A Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) é o fórum oficial do governo federal responsável por discutir temas relacionados à segurança e saúde no trabalho, com foco especial na atualização das Normas Regulamentadoras (NRs). Sua principal função é promover o diálogo social entre governo, trabalhadores e empregadores, com o objetivo de aprimorar as condições e o ambiente de trabalho no Brasil.

A CTPP é regida pelo Decreto nº 11.496, de 19 de abril de 2023, que substituiu o Decreto nº 10.905, de 2021. A Comissão é presidida pelo secretário de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e conta com representantes das bancadas de trabalhadores, empregadores e governo, incluindo os ministérios da Previdência Social, da Saúde, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).

Leia também:

Comissão Tripartite Paritária Permanente define consulta pública para NR 4

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Artigos relacionados