Edição 403 – Julho/2025
Cursos e reuniões de qualquer natureza têm que ser atividades seguras visando, especialmente, o abandono em caso de emergências. Atenção aos principais cuidados de prevenção.
- Antes de iniciar a reunião, explique a todos quais as saídas do prédio devem ser usadas em caso de abandono de emergência. Faça com que todos entendam o seu trajeto.
- Verifique os equipamentos de segurança da sala ou da área: extintores, hidrantes. Verifique seu estado de manutenção periódica. Providencie correções.
- Os equipamentos elétricos da sala de reuniões devem ser conectados em tomadas fixas, ou com uso de extensões aprovadas pela manutenção elétrica.
- O correto são instalações fixas junto aos equipamentos de som, imagem, etc, mas, caso não haja, proteja temporariamente todas as passagens de fios fixando-os com fita adesiva longitudinalmente e transversalmente. Se isso não for possível, bloqueie a passagem pela área da fiação com um móvel pequeno ou uma cadeira.
- Se as pessoas tiverem que ligar seus computadores na sala de reunião, todos devem ter à disposição tomadas aprovadas junto à mesa de trabalho. Se os fios se estenderem nas passagens, siga o mesmo procedimento do número 4.
- Todos devem ter cadeiras para se sentar adequadamente. Se houver projeção, a forma da sala deve permitir que todos olhem para a projeção em postura natural, sem virar o pescoço ou sentar-se torcendo o tronco.
Colaboração: Mário Fantazzini