terça-feira, 01 de julho de 2025

Direção da Fundacentro se reúne com servidores do Rio Grande do Sul

Por Fundacentro

A direção da Fundacentro realizou novos encontros para fortalecer os escritórios avançados da instituição e as ações regionais. O diretor de Pesquisa Aplicada, Rogério Bezerra da Silva, esteve com servidores do Rio Grande do Sul e atores sociais locais durante o mês de julho.

Os primeiros temas debatidos foram o combate ao trabalho análogo à escravidão e os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O diretor, a tecnologista Cristiane Paim da Cunha e a analista em ciência e tecnologia Mariana Furst, ambas da Fundacentro/RS, reuniram-se com Maister Freitas da Silva e Vera Lúcia Venturini, do Gabinete da deputada estadual Laura Sito, para discutir esses temas.

Ainda como parte da programação da visita, além das servidoras e do diretor, estiveram presentes a assistente em ciência e tecnologia Lúcia Silva Rocha e o tecnologista Luís Renato Balbão Andrade, também da Fundacentro/RS. Eles se reuniram com o superintendente Claudir Antonio Nespolo e o auditor-fiscal do Trabalho Gerson Soares Pinto, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE/RS) para tratar sobre a infraestrutura do espaço compartilhado entre as instituições.

Outra questão discutida com a SRTE/RS foi o estabelecimento de cooperação entre os dois órgãos em temas como normatização dos processos de trabalhos em grandes eventos, combate à subnotificação de acidentes e doenças relacionados ao trabalho e combate ao trabalho análogo à escravidão.

Rogério Bezerra, Cristiane Paim e Mariana Furst também se reuniram com a superintendente estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul (SEMS/RS), Maria Celeste de Souza da Silva, para discutir cooperação entre as instituições sobre temas relacionados ao controle social da política de saúde e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras do estado.

Por fim, os três se encontraram com os pesquisadores Paulo Antônio Barros de Oliveira e Maria Carlota Borba Brum,do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Agostinho do Rosário Chigarisso Machava, da Direção Provincial de Saúde de Niassa de Moçambique, para debater cooperação entre os órgãos em temas como combate à subnotificação de acidentes e agravos ocupacionais e saúde e segurança dos trabalhadores em Moçambique.

Atualmente a equipe técnica lotada no Escritório Avançado da Fundacentro no Rio Grande do Sul encontra-se envolvida com os projetos: Pintura Imobiliária em Condições Seguras e Saudáveis e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais na Pequena Empresa. Também parte da equipe está envolvida com o tema nanotecnologias, focando na geração e difusão de conteúdos sobre as preocupações em relação aos possíveis agravos à saúde advindos dos nanomateriais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Artigos relacionados