Em viagens a serviço, você está trabalhando. Os grandes caminhoneiros também. Veja os cuidados de segurança para viagens sem acidentes.
- Dar mais espaço à frente quando estiver atrás de um caminhão. Você precisa mais tempo para reagir devido à perda de visibilidade à frente.
- Depois de ultrapassar, só volte à faixa da direita bem à frente. Ele vai precisar de mais distância para parar. Não corte a frente de um caminhão. Se não houver folga, melhor não ultrapassar.
- Cuidado com os pontos cegos do caminhão. Verifique os retrovisores do caminhão. Se você não pode ver o motorista, ele não pode te ver. Sempre ultrapasse pela esquerda, porque os pontos cegos são maiores do lado direito.
- O acostamento não é um lugar seguro. Se precisar parar, prefira locais de descanso próprios, postos de serviço ou locais com recuos bem largos, longe do tráfego. Há muitos acidentes de abalroamento nos acostamentos.
- Cuidado quando o caminhão faz curvas. Ele vai precisar de mais espaço lateral e vai ter dificuldade em te ver. Não emparelhe com o caminhão em curvas, rotatórias e acessos.
- Não meça forças com um caminhão. Mesmo se você tiver razão. É melhor ser um contrariado vivo. Lembre-se que o motorista do caminhão pode estar cansado, irritado, nervoso se localizando em uma área que não conhece, distraído, e às vezes até alterado por estimulantes proibidos. Considere sempre o pior caso.
- Ultrapasse rapidamente. Passe somente quando puder passar logo. Não fique costeando o caminhão. Explosões de pneus são mais frequentes do que se imagina e tombamentos podem ocorrer por várias causas.
- Seja previsível. Isto é sempre importante. Sinalize claramente, com tempo, seja para conversões ou mudança de faixa.
- Evite o “dirigir descompromissado”. Lembre-se, dirigir a serviço, especialmente em rodovias, não é lazer, descontração nem aventura. É uma tarefa. E essa tarefa significa sair do ponto de partida e chegar ao destino com a máxima segurança possível para você e os outros ocupantes. É uma tarefa de responsabilidade. Ah, e não precisamos falar do celular, ok?
Fonte: Adaptado de Truck Accident Prevention: 10 Tips for Avoiding a Collision (enjuris.com)
Colaboração: Mário Fantazzini