Regulamento Pesquisa

PRÊMIO PROTEÇÃO PESQUISA EM SST 2021

R E G U L A M E N T O

_________________________________________________________

1. OBJETIVOS
O Prêmio Proteção Pesquisa em SST visa reconhecer a contribuição de estudantes para a melhoria do ambiente das empresas brasileiras em aspectos relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho.
Podem participar do Prêmio Proteção Pesquisa em SST alunos que no período entre janeiro de 2019 e maio de 2021 estiveram (ou ainda estejam) matriculados em algum curso de ensino médio de formação para técnicos de Segurança do Trabalho ou em algum curso de pós-graduação das áreas de Engenharia de Segurança do Trabalho, Medicina do Trabalho, Enfermagem do Trabalho, Ergonomia ou Higiene Ocupacional. Para tanto é necessário desenvolver uma pesquisa relacionada ao tema da premiação.

_________________________________________________________

2. INSCRIÇÕES
Cada pesquisa inscrita poderá ter a participação de até quatro alunos devidamente matriculados em instituição de ensino. O trabalho deverá ser supervisionado por um professor que será identificado na ficha de inscrição.
Não haverá qualquer cobrança de taxa para inscrição ou para entrega do Prêmio Proteção Pesquisa em SST 2021. Ninguém está autorizado a efetivar qualquer cobrança das organizações inscritas em nome do Prêmio Proteção Pesquisa em SST.

As inscrições e o encaminhamento da documentação para o Prêmio Proteção Pesquisa em SST 2021 serão aceitas até as 18h do dia 14 de maio de 2021 e deverão ser encaminhadas para o e-mail [email protected] identificando no assunto do e-mail: PRÊMIO PESQUISA.

___________________________________________________

3. ENVIO
As inscrições acompanhadas da pesquisa deverão ser enviadas à Proteção Publicações Ltda por meio eletrônico ([email protected]) até a data-limite com os seguintes arquivos anexos:

a) Arquivo em PDF da pesquisa apresentada. Este arquivo deve ser identificado com o título: PESQUISA;

b) Arquivo em PDF com as informações completas do(s) estudante(s) autor(es) do trabalho apresentado segundo o que prevê o item 8 deste regulamento. Um modelo deste arquivo pode ser acessado aqui, mas não é obrigatório o uso deste modelo, desde que todas as informações solicitadas no item 8 sejam informadas. Após preenchido este arquivo deve ser gerado um PDF e enviado por e-mail junto com o trabalho apresentado. Este arquivo deve ser identificado com o título AUTORIA;

d) Item OPCIONAL – Poderão compor o trabalho inscrito vídeos, áudios ou outros materiais que não puderem, pelo seu tamanho digital, serem incluídos no arquivo PESQUISA. Este(s) arquivo(s) deve(m) ser identificado(s) com o título ANEXOS. Caso o tamanho deste(s) arquivo(s) impossibilite(m) a remessa por e-mail o responsável pela inscrição deverá solicitar orientações pelo fone (51)2131-0473 ou por e-mail ([email protected]) sobre como acessar o serviço de transferência de arquivos a fim de remeter o(s) arquivo(s) ANEXO(S). Considere a relevância dos anexos sempre ao enviar, privilegiando sempre que possível informação objetiva para auxiliar a avaliação dos jurados.

_________________________________________________________

4. CATEGORIASSerão premiados os artigos vencedores nas seguintes categorias:

4.1 CATEGORIA ESTUDANTE – TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO – TRABALHO TÉCNICO
Poderão ser inscritos nesta categoria trabalhos técnicos desenvolvidos por alunos de curso Técnico de Segurança do Trabalho de qualquer escola brasileira.

TEMA – O tema para esta categoria é Contribuição para SST em micro e pequenas empresas.

O trabalho técnico deverá apresentar um relato de inovação ou solução técnica que tenha sido ou possa ser aplicado em uma micro ou pequena empresa e contribua ou possa contribuir para a melhoria das condições de SST em micro e pequenas empresas. O trabalho deverá ser supervisionado por um professor que será identificado na ficha de inscrição.

4.2 CATEGORIA ACADÊMICA – PÓS-GRADUAÇÃO EM SST – ARTIGO ACADÊMICO
Poderão ser inscritos nesta categoria artigos acadêmicos desenvolvidos por alunos de cursos de pós-graduação das áreas de Engenharia de Segurança do Trabalho, Medicina do Trabalho, Enfermagem do Trabalho, Ergonomia ou Higiene Ocupacional.

TEMA – O tema para esta categoria é Saúde e Segurança do Trabalho nas Micro e Pequenas Empresas.

O artigo acadêmico deverá ter como tema uma contribuição relevante desenvolvida para ajudar micro e pequenas empresas brasileiras a melhorarem as condições de trabalho, beneficiando seus trabalhadores. O trabalho deverá ser supervisionado por um professor que será identificado na ficha de inscrição.

4.3 SOBERANIA
O júri escolhido para o Prêmio Proteção Brasil é soberano para, a seu critério, excluir qualquer uma destas premiações ou criar premiações especiais.

_________________________________________________________

5. GARANTIA DAS INFORMAÇÕES
5.1. EXPRESSÃO DA VERDADE
Todas as informações apresentadas na pesquisa deverão expressar a verdade, devendo os responsáveis pela inscrição garantir a fidelidade dos relatos e informações apresentados.

5.2 CONFIRMAÇÃO DE DADOS
A critério dos jurados do Prêmio Proteção Brasil, poderão ser solicitadas informações complementares sobre os trabalhos apresentados, além de comprovação do que estiver sendo afirmado através de documentos que confirmem a veracidade das informações. O não cumprimento destas solicitações poderá provocar a desclassificação do referido trabalho.

_________________________________________________________
6. JURADOS
6.1 A Proteção Publicações Ltda definirá a composição dos jurados do Prêmio Proteção Pesquisa em SST 2020, entre profissionais de reconhecido conhecimento técnico e profissional. O nome dos jurados será divulgado juntamente com a decisão final do Prêmio.

6.2 Não caberá nenhum tipo de recurso às decisões adotadas pelos jurados do Prêmio Proteção Pesquisa em SST.

6.3 Os jurados e o Prêmio Proteção Pesquisa em SST não prestarão informações às pesquisas não premiadas sobre os motivos da não premiação devido à grande quantidade de trabalhos inscritos e pelos critérios de avaliação adotados. O fato de uma pesquisa não ter sido premiado ou ficar atrás de outra pesquisa pelo julgamento realizado não a desqualifica. Apenas quer dizer que na avaliação dos jurados outra(s) pesquisa (s) tinha mais qualidade.

6.4 Não existe na premiação uma classificação sobre as pesquisas não premiadas, pois o corpo de jurados debate para escolher os finalistas de cada categoria. O Prêmio não divulga o nome dos estudantes que não foram classificadas entre as premiadas.

6.5 Questões omissas neste regulamento serão decididas pelos jurados de forma soberana.

_____________________________________________________

7. AVALIAÇÃO
Os critérios de avaliação dos jurados levarão em conta:

7.1 ABRANGÊNCIA (PESO 3)
– Abrangência do conteúdo apresentado pelo trabalho técnico ou artigo acadêmico em micro e pequenas empresas

7.2 APLICABILIDADE (PESO 3)
– Possibilidade de aplicação/utilização concreta do trabalho técnico ou artigo acadêmico em micro e pequenas empresas

7.3 INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE (PESO 2)
    – Inovação proposta pelo trabalho técnico ou artigo acadêmico
    – Criatividade
    – Ineditismo

7.4 GRAU DE COMPLEXIDADE (PESO 2)
    – Dificuldade de desenvolvimento do trabalho técnico ou artigo acadêmico

7.5 QUALIDADE DA APRESENTAÇÃO (PESO 1)
    – Atende todos os itens solicitados
    – Clareza na apresentação
    – Qualidade do material apresentado

_________________________________________________________

8. ARQUIVO DE INSCRIÇÃO
O arquivo INSCRIÇÃO que será enviado em formato PDF e acompanhará o trabalho técnico ou artigo acadêmico, deverá apresentar os dados a seguir:
– Categoria onde o trabalho técnico ou artigo acadêmico será inscrito:
(  ) TRABALHO TÉCNICO (CATEGORIA ESTUDANTE)
(  ) ARTIGO ACADÊMICO (CATEGORIA ACADÊMICA)
– Título da pesquisa:
– Escola/Universidade:
– Cidade da Escola/Universidade:
– Professor supervisor:
– Estudante responsável pela inscrição:
– Endereço:
– Cidade:
– UF:
– CPF:
– Fone:  
– E-mail:

– Estudante 2 (opcional):
– Endereço:
– Cidade:
– UF:
– CPF:
– Fone:  
– E-mail:

– Estudante 3 (opcional):
– Endereço:
– Cidade:
– UF:
– CPF:
– Fone:  
– E-mail:

– Estudante 4 (opcional):
– Endereço:
– Cidade:
– UF:
– CPF:
– Fone:  
– E-mail:

_________________________________________________________

9. FORMATO DA PESQUISA
Os trabalhos técnicos ou artigos acadêmicos enviados à submissão deverão seguir os seguintes critérios:

9.1. Geral
As pesquisas estão limitadas a um máximo de 15 (quinze) páginas além do resumo, que deve ter no máximo uma página;

Devem ser apresentados em formato PDF com o título nome “PESQUISA” e escritos em português;

Deve ser usado o tipo de letra Arial, tamanho 10, com espaçamento simples;

Deve ser usada numeração destacada e em sequência, não sendo aconselhável mais do que dois níveis de destaque, como, por exemplo:
1. Estrutura da Prevenção no Brasil
1.1. Saúde Ocupacional
1.2. Segurança no Trabalho

9.2. Notas de Rodapé
As notas de rodapé deverão ser escritas em letra Arial, tamanho 8 e espaçamento simples.

9.3. Figuras
As figuras (gráficos, imagens ou fotografias) devem ser centradas, com a legenda em baixo e com o tipo de letra Arial, tamanho 9.

9.4. Quadros
As tabelas (tabelas ou quadros) devem ser centradas, com a legenda em cima e com o tipo de letra Arial, tamanho 9. Não devem possuir limites verticais.

9.5. Referências
A referenciação bibliográfica deve ter em consideração o seguinte:
a)    Ao longo do texto, utilizar o sistema autor, ano.
Exemplos: Gomes (2009); (Ribeiro & Neves, 2011). No caso da obra possuir até três autores, referencia-se todos tal como são apresentados na obra e separados por um ponto e vírgula; no entanto, se tiver mais de três autores, indicar apenas o primeiro seguido da expressão latina [et al.].
Exemplo: (Silva et al., 2012)
    b) Caso de formatação no final do texto (deixar uma linha entre cada referência):
Exemplo:
Pereira, Antônio (2010), Segurança e Saúde no Trabalho em Portos, São Paulo: Atlas.
Moura, Rogério (2004), Ergonomia no Dia-a-Dia, Rio de Janeiro, Ed. ABC, pp. 81-141.

_________________________________________________________

10 DETALHAMENTO DO ARTIGO
O trabalho técnico ou artigo acadêmico apresentado deverá ter os seguintes itens e nesta ordem de apresentação:

10.1 CATEGORIA ESTUDANTE – TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO –  TRABALHO TÉCNICO

O trabalho técnico deverá apresentar um relato de inovação ou solução técnica que possa ser ou tenha sido aplicado em uma micro ou pequena empresa voltado à melhoria das condições de SST em micro e pequena empresas.

Poderão ser inscritos nesta categoria trabalhos técnicos desenvolvidos por alunos de cursos de Técnico de Segurança do Trabalho de escolas brasileiras matriculados no período entre janeiro de 2019 e maio de 2021. Cada trabalho técnico poderá ser desenvolvido individualmente ou em grupo de no máximo quatro pessoas.

 

10.1.1 Resumo (OBRIGATÓRIO)
Na primeira página o trabalho técnico deve ter o título, nome da escola/universidade, nome do(s) estudante(s) autor(es) e um resumo de no máximo 15 linhas

10.1.2 O Problema (OBRIGATÓRIO)
Na apresentação deve ser colocado o título: O Problema
Apresentar uma descrição resumida do problema ou da motivação que levou ao desenvolvimento do trabalho, bem como eventuais consequências que este problema possa provocar para a empresa ou trabalhadores expostos. Apresentar uma descrição resumida da empresa onde foi desenvolvido o projeto, contendo o ramo de atividade, grau de risco e número de funcionários expostos ao risco.
Sugestão de tamanho: De uma a duas páginas.

10.1.3 A Inovação ou A Contribuição Técnica (OBRIGATÓRIO)
Na apresentação deve ser colocado o título (escolher um): A Inovação ou A Contribuição Técnica
Parte fundamental do trabalho técnico para a qual se deve dedicar atenção especial buscando detalhar com a maior objetividade e clareza possível qual a inovação apresentada ou qual a contribuição técnica foi desenvolvida visando auxiliar micro e pequenas empresas na melhoria das condições de saúde e segurança do trabalho.

Sugestão de tamanho: De três a doze páginas.

10.1.4 Os Resultados (OPCIONAL)
Opcionalmente pode ser colocado o título: Os Resultados
Se o trabalho técnico chegou a ser implementado em alguma empresa e houve tempo suficiente para serem sentidos resultados concretos das ações propostas apresentar os resultados obtidos. Se possível informe números relativos às melhorias na área de SST resultantes das ações, compare números anteriores a posteriores à implantação do trabalho. Os resultados podem ser analisados sobre aspectos ligados à redução de acidentes e doenças, melhoria na qualidade do ambiente de trabalho, redução de desperdícios, melhoria no processo e aumento nos ganhos da empresa.
Sugestão de tamanho: De uma a três páginas.

10.1.5 Considerações Finais (OBRIGATÓRIO)
Na apresentação deve ser colocado o título: Considerações Finais
Nas Considerações Finais é importante dar conclusão a todo trabalho, resumindo pontos importantes do processo, destacando ações diferenciadas e sintetizando a importância que a boa prática teve para a empresa.
Sugestão de tamanho: De uma a duas páginas.

10.1.6 Anexos (OPCIONAL)
Este item não é obrigatório, mas se tiver deve ser identificado como: Anexos
Ao final do trabalho pode ser colocado, opcionalmente, uma seção de anexos, composto por gráficos, tabelas, ilustrações, fotos, documentos, etc, que não tenham sido usados no corpo do trabalho apresentado e não sejam essenciais ao entendimento do trabalho.
Estes anexos não contam para efeitos da limitação de páginas.
Também poderão ser incluídos vídeos ou áudios em arquivos separados também identificados como ANEXOS.
Os anexos devem ser encaminhados como arquivos separados, mas é importante que o documento principal mencione a sua existência para que os jurados entendam a sua finalidade. Importante levar em conta que os anexos devem servir para ajudar os jurados a compreenderem o trabalho técnico inscrito. Qualquer anexo que não tiver este objetivo deve ser evitado.

10.2 CATEGORIA ACADÊMICA – PÓS-GRADUAÇÃO EM SST –  ARTIGO ACADÊMICO

O artigo acadêmico poderá ser uma pesquisa, dissertação ou tese que represente contribuição relevante que possa ser utilizada em micro e pequenas empresas brasileiras visando a melhoria das condições do local de trabalho, beneficiando seus trabalhadores, seu processo de trabalho, podendo ou não já ter sido implementado na prática em alguma(s) empresa(s).

Poderão ser inscritos nesta categoria artigos acadêmicos desenvolvidos por alunos de cursos de pós-graduação das áreas de Engenharia de Segurança do Trabalho, Medicina do Trabalho, Enfermagem do Trabalho, Ergonomia ou Higiene Ocupacional matriculados no período entre janeiro de 2019 e maio de 2021. Cada artigo acadêmico poderá ser desenvolvido individualmente ou em grupo de no máximo quatro pessoas.

10.2.1 Resumo (OBRIGATÓRIO)
Na primeira página o artigo acadêmico deve ter o título, nome da universidade, nome do(s) estudante(s) autor(es) e um resumo de no máximo 15 linhas

10.2.2 Apresentação (OBRIGATÓRIO)
Na apresentação deve ser colocado o título: Apresentação
Apresentar uma descrição resumida do problema ou da motivação que levou ao desenvolvimento do trabalho, bem como eventuais consequências que este problema possa provocar.
Sugestão de tamanho: De uma a duas páginas.

10.2.3 Desenvolvimento (OBRIGATÓRIO)
Na apresentação deve ser colocado o título: Desenvolvimento
Neste item deve ser apresentado o detalhamento do trabalho (pesquisa, tese, dissertação) que obrigatoriamente deverá tratar sobre aspectos relativos à Saúde e Segurança do Trabalho em micro e pequenas empresas.
Sugestão de tamanho: De três a doze páginas

10.2.4 Resultados (OPCIONAL)
Opcionalmente pode ser colocado o título: Resultados
Se o artigo acadêmico chegou a ser implementado em alguma empresa e houve tempo suficiente para serem sentidos resultados concretos das ações propostas, apresentar os resultados obtidos. Se possível informe números relativos às melhorias na área de SST resultantes das ações, compare números anteriores a posteriores à implantação do trabalho. Os resultados podem ser analisados sobre aspectos ligados à redução de acidentes e doenças, melhoria na qualidade do ambiente de trabalho, redução de desperdícios, melhoria no processo e aumento nos ganhos da empresa.
Sugestão de tamanho: De uma a três páginas.

10.2.5 Conclusões (OBRIGATÓRIO)
Na apresentação deve ser colocado o título: Conclusões
Nas Conclusões é importante desenvolver as considerações finais do trabalho desenvolvido, resumindo pontos importantes do processo, destacando ações diferenciadas e sintetizando a importância que o trabalho possa vir a ter para micro e pequenas empresas nos aspectos relativos à Saúde e Segurança do Trabalho.
Sugestão de tamanho: De uma a duas páginas.

10.2.6 Anexos (OPCIONAL)
Este item não é obrigatório, mas se tiver deve ser identificado como: Anexos
Ao final do artigo acadêmico pode ser colocado, opcionalmente, uma seção de anexos, composto por gráficos, tabelas, ilustrações, fotos, documentos, etc, que não tenham sido usados no corpo do trabalho apresentado e não sejam essenciais ao entendimento do trabalho.
Estes anexos não contam para efeitos da limitação de páginas.
Também poderão ser incluídos vídeos ou áudios em arquivos separados também identificados como ANEXOS.
Os anexos devem ser encaminhados como arquivos separados, mas é importante que o documento principal mencione a sua existência para que os jurados entendam a sua finalidade. Importante levar em conta que os anexos devem servir para ajudar os jurados a compreenderem o artigo acadêmico inscrito. Qualquer anexo que não tiver este objetivo deve ser evitado.

_________________________________________________________

11. RESULTADO
O resultado das pesquisas classificados no Prêmio Proteção Pesquisa em SST 2021 serão divulgados oficialmente em 24 de julho de 2020 através do site da Revista Proteção (www.protecao.com.br). A ordem de premiação das duas categorias será divulgada somente na solenidade de entrega do Prêmio Proteção Pesquisa em SST 2021, que acontecerá dentro do SST 2021 – 4º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança no Trabalho, em São Paulo.

_________________________________________________________
12. PREMIAÇÃO
As pesquisas premiadas em primeiro lugar (ouro), ou eventuais premiações prata e bronze nas diferentes categorias do Prêmio Proteção Pesquisa em SST 2021 receberão placa a ser entregue em cerimônia especial que acontecerá dentro do SST 2021 – 4º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança no Trabalho, em São Paulo.

Os vencedores terão direito a:

    12.1 Placa
    Cada pesquisa premiada numa das duas categorias (CATEGORIA ESTUDANTE TST e CATEGORIA ACADÊMICA), ouro, prata ou bronze receberá uma placa comemorativa à premiação. Esta placa será entregue dentro do SST 2021 – 4º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança no Trabalho, em São Paulo.

    12.2 Certificado
    Cada estudante (máximo de quatro estudantes por pesquisa inscrita) que tenha participado na elaboração da pesquisa premiada numa das duas categorias (CATEGORIA ESTUDANTE TST e CATEGORIA ACADÊMICA), ouro, prata ou bronze receberá um certificado impresso referente à premiação. Este certificado será entregue dentro do SST 2021 – 4º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança no Trabalho, em São Paulo.

IMPORTANTE: O Prêmio não custeará quaisquer despesas referentes à deslocamento, alimentação e hospedagem dos vencedores para participar do evento de premiação em São Paulo.

12.3 Congresso
Cada estudante (máximo de quatro estudantes por pesquisa inscrita) que tenha participado na elaboração da pesquisa premiada numa das duas categorias (CATEGORIA ESTUDANTE TST e CATEGORIA ACADÊMICA), ouro, prata ou bronze poderá participar gratuitamente do SST 2021 – 4º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança no Trabalho e 17º Seminário Proteção Brasil – Aprenda Com as Empresas Que Fazem Melhor, que acontecerá em São Paulo.  
IMPORTANTE: O Prêmio não custeará quaisquer despesas referentes à deslocamento, alimentação e hospedagem dos vencedores para participar do Congresso SST 2021, em São Paulo.

12.4 Revista Digital
Cada estudante (máximo de quatro estudantes por pesquisa inscrita) que tenha participado na elaboração da pesquisa premiada numa das duas categorias (CATEGORIA ESTUDANTE TST e CATEGORIA ACADÊMICA), ouro, prata ou bronze receberá gratuitamente uma assinatura de um ano (12 meses) da Revista Proteção em formato Digital.

12.5 Revista com pesquisa
Cada estudante (máximo de quatro estudantes por pesquisa inscrita) que tenha participado na elaboração da pesquisa premiada numa das duas categorias (CATEGORIA ESTUDANTE TST e CATEGORIA ACADÊMICA), ouro, prata ou bronze receberá gratuitamente uma cópia impressa da edição especial da Revista Proteção onde serão publicadas as pesquisas premiadas.

________________________________________________________

13. DIVULGAÇÃO
Os premiados como ouro, prata e bronze nas categorias do Prêmio Proteção Pesquisa em SST 2021 terão a seguinte divulgação institucional:

13.1 Congresso
Apresentar a pesquisa durante o SST 2021 – 4º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança no Trabalho/17º Seminário Proteção Brasil – Aprenda com as Empresas que Fazem Melhor, em São Paulo.

IMPORTANTE: O Prêmio não custeará quaisquer despesas referentes à deslocamento, alimentação e hospedagem dos vencedores para participar do Congresso SST 2021, em São Paulo.

13.2 Publicação
Um resumo das pesquisas premiadas será apresentado na Revista Proteção em edição publicada no início de 2022.

13.3 Internet
Um resumo das pesquisas premiadas será divulgado no site da Revista Proteção após a sua divulgação na Revista Proteção.

_________________________________________________________

14. PRAZOS Serão respeitados os seguintes prazos para o Prêmio Proteção Pesquisa em SST 2020:

Inscrições e envio do trabalho pela internet   
De 06/01/20 a 14/05/21
Divulgação dos classificados:18/06/21
Apresentação do case no Congresso SST 2021: Agosto/2021
Cerimônia de entrega da premiação e divulgação de quem recebe ouro, prata ou bronze e quais os vencedores das categorias Regional e Nacional: Agosto/2021
Publicação de resumo dos trabalhos vencedores na Revista Proteção: Janeiro/22
_________________________________________________________

15. DISPOSIÇÕES GERAIS
15.1 A inscrição para o Prêmio Proteção Pesquisa em SST 2021 implicará a aceitação das condições deste regulamento.

15.2 O descumprimento de qualquer um dos pré-requisitos deste regulamento, implicará a imediata desclassificação da inscrição.

15.3 Os estudantes que participarem do Prêmio Proteção Pesquisa em SST 2021 comprometem-se a autorizar previamente a divulgação do conteúdo dos trabalhos através da Revista Proteção, do site da Revista Proteção, do Congresso SST e em outros meios de divulgação ligados à Proteção Publicações Ltda, respeitado o espírito ético deste prêmio.

15.5 Todas as dúvidas referentes a este regulamento e ao Prêmio Proteção Pesquisa em SST serão esclarecidas pela Proteção Publicações Ltda.