Exposição ao ruído – Estou ficando surdo?

A perda auditiva causada pelo ruído é lenta e progride sem a gente perceber. Quando sentimos algo, ela já pode estar em quadro bem evoluído. Daí a importância do exame audiométrico periódico. Mas, se você tem um ou mais dos sintomas abaixo, procure o departamento médico para uma avaliação, pois ainda há tempo para limitar os danos.

Dificuldade em falar ao telefone – nos telefones com volume fixo. Quando é possível regular, você usa sempre no máximo?

Dificuldade em acompanhar uma conversa com pessoas falando ao mesmo tempo – pode ser difícil mesmo com boa audição, mas é um sinal de perda auditiva.

A família ou os vizinhos reclamam que você escuta a TV em volume muito alto – especialmente se os vizinhos reclamarem…

É estressante manter conversação o dia todo – se no fim do dia aparecer dor de cabeça ou cansaço, pode ser um sinal de perda auditiva.

Dificuldade de ouvir em locais com ruído de fundo – você não consegue entender o que se fala em sua mesa, dentro de um restaurante barulhento. Essa dificuldade é muito maior e típica de pessoas com perda auditiva.

Você fala muito “O que?” – se você usa muito essa pergunta…

Todo mundo parece falar sem clareza – se todo mundo parece falar com a voz modificada, do tipo que se usa para dar anonimato no telejornal, é outro sinal. Quem tem perda auditiva perde clareza, não perde o volume. É sonoro, mas não é claro.

Entender as palavras erradamente – escutar trocando as palavras por outras, que parecem que não fazem sentido. O que, aliás, é típico em programas humorísticos.

Maior dificuldade para entender mulheres e crianças – isto não tem nada de psicológico, mas, sim, tem a ver com a fala mais aguda, onde a perda auditiva começa e é maior.

Você escuta o celular ou tocador de música em volume alto – quando outra pessoa vai escutar e pega o fone de ouvido te diz: nossa, como está alto! Pode não ser apenas um costume de quem “gosta de ouvir direito”, mas é um indicativo de perda.

ATENÇÃO

Se você se identifica com uma ou mais destas situações, procure fazer uma audiometria.

Fonte: Adaptado sob permissão de www.healthyhearing.com

Colaboração: Mário Fantazzini

Arte: Beto Soares/Estúdio Boom

Artigos relacionados

Desinfecção de superfícies na prevenção da Covid-19

É provável que tenhamos que conviver um bom tempo com o risco da Covid-19. As superfícies de trabalho, nas empresas, devem ser...

Saúde no home office

A pandemia provocada pela Covid-19 levou muitos profissionais a adotarem, ainda que de modo temporário, o home office. Trabalhando de casa, é...

Empresas e trabalhadores junto no combate ao Covid-19

Visando a prevenção da propagação do Novo Coronavírus (Covid-19) nos ambientes de trabalho, a Organização Mundial da Saúde divulgou documento com recomendações...

Combate ao Coronavírus

Visando prevenir a propagação do novo Coronavírus (Covid-19) nos ambientes de trabalho, a OMS divulgou documento com recomendações a serem seguidas pelas empresas e...