quinta-feira, 07 de julho de 2022

Como usar e manter o Capacete de Segurança

Eis algumas regras básicas que devem ser de conhecimento de todos para usar e manter de forma correta o capacete de segurança. Muitas dúvidas podem ser resolvidas com a equipe de segurança da sua empresa. Mantenha-se protegido!

É O TIPO CORRETO PARA O SEU TRABALHO? 

Procure usar o modelo certo para a atividade que vai realizar.

É COMPATÍVEL COM OUTROS EPIs? 

Os modelos devem ser adequados sem prejudicar o desempenho de nenhum dos outros EPIs, sejam protetores auriculares, óculos ou protetores faciais, que possam interferir com o capacete.

ESTÁ BEM AJUSTADO? 

O ajuste da suspensão não pode estar mui­to apertado, nem frouxo, bambo. Deve estar justo, sem apertar demais. Outro ponto fun­damental é o ajuste da altura da suspensão: o capacete deve ficar posicionado com um bom espaço acima da cabeça. Essa dis­tân­cia é fundamental para a absorção do im­pacto, sem que o casco bata na sua cabeça.  A aparência correta é o capacete “flutuan­do” em cima da cabeça. O casco deve su­portar a queda do objeto, mas quem amor­tece o impacto é a suspensão. A suspensão deve ser trocada anualmente ou antes de sofrer qualquer avaria. O casco, em geral, a cada cinco anos, se não sofreu degradação anterior conforme descrito aqui. Leia a data de fabricação impressa no casco. Impor­tante: acostume-se a usar a tira de jugular, com ajuste firme, mas confortável.

FAÇA UMA INSPEÇÃO DIÁRIA

O casco deve estar sem trincas ou perda de fragmentos, não deve estar descolorido ou opaco (ação do ultravioleta solar). A sus­pen­são em perfeitas condições. Não retarde substituição necessária, é a sua segu­rança.

REFUGUE SE SOFRER QUALQUER IMPACTO

Ainda que pareça uma pancada menor, a integridade pode ter sido afetada.

O QUE NÃO SE DEVE FAZER

  • USAR AO CONTRÁRIO. Não vai dar proteção. A não ser que seja um modelo especial Biorientado.
  • NÃO USAR NADA DENTRO DO CAPACETE.  Boinas, bonés ou outras coisas que interfiram com a suspensão.
  • NÃO APLIQUE ADESIVOS, NEM PINTE, SEM CONSULTA AO FABRICANTE.  Solventes de tintas podem atacar o plástico do casco, mesmo que pareça que nada ocorreu. Não lave com solventes ou gasolina.  Se contaminado com petróleo ou graxa, descarte. Não modifique nada no casco ou na suspensão.
  • NÃO USE PARA GUARDAR COISAS, seja lá o que for, que podem feri-lo em um impacto.
  • NÃO DEIXE AO SOL OU NO PORTA-MALAS DE VEÍCULOS. Leve para o refeitório e coloque-o no porta-capacetes.

Fonte: https://www.unitedrentals.com/project-uptime/safety/10-tips-using-hard-hatcorrectlyhttp://www.ufvjm.edu.br/proace/pae/doc_view/1116-.html

Colaboração: Mário Fantazzini

Artigos relacionados

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui