Eis algumas regras básicas que devem ser de conhecimento de todos para usar e manter de forma correta o capacete de segurança. Muitas dúvidas podem ser resolvidas com a equipe de segurança da sua empresa. Mantenha-se protegido!
É O TIPO CORRETO PARA O SEU TRABALHO?
Procure usar o modelo certo para a atividade que vai realizar.
É COMPATÍVEL COM OUTROS EPIs?
Os modelos devem ser adequados sem prejudicar o desempenho de nenhum dos outros EPIs, sejam protetores auriculares, óculos ou protetores faciais, que possam interferir com o capacete.
ESTÁ BEM AJUSTADO?
O ajuste da suspensão não pode estar muito apertado, nem frouxo, bambo. Deve estar justo, sem apertar demais. Outro ponto fundamental é o ajuste da altura da suspensão: o capacete deve ficar posicionado com um bom espaço acima da cabeça. Essa distância é fundamental para a absorção do impacto, sem que o casco bata na sua cabeça. A aparência correta é o capacete “flutuando” em cima da cabeça. O casco deve suportar a queda do objeto, mas quem amortece o impacto é a suspensão. A suspensão deve ser trocada anualmente ou antes de sofrer qualquer avaria. O casco, em geral, a cada cinco anos, se não sofreu degradação anterior conforme descrito aqui. Leia a data de fabricação impressa no casco. Importante: acostume-se a usar a tira de jugular, com ajuste firme, mas confortável.
FAÇA UMA INSPEÇÃO DIÁRIA
O casco deve estar sem trincas ou perda de fragmentos, não deve estar descolorido ou opaco (ação do ultravioleta solar). A suspensão em perfeitas condições. Não retarde substituição necessária, é a sua segurança.
REFUGUE SE SOFRER QUALQUER IMPACTO
Ainda que pareça uma pancada menor, a integridade pode ter sido afetada.
O QUE NÃO SE DEVE FAZER
- USAR AO CONTRÁRIO. Não vai dar proteção. A não ser que seja um modelo especial Biorientado.
- NÃO USAR NADA DENTRO DO CAPACETE. Boinas, bonés ou outras coisas que interfiram com a suspensão.
- NÃO APLIQUE ADESIVOS, NEM PINTE, SEM CONSULTA AO FABRICANTE. Solventes de tintas podem atacar o plástico do casco, mesmo que pareça que nada ocorreu. Não lave com solventes ou gasolina. Se contaminado com petróleo ou graxa, descarte. Não modifique nada no casco ou na suspensão.
- NÃO USE PARA GUARDAR COISAS, seja lá o que for, que podem feri-lo em um impacto.
- NÃO DEIXE AO SOL OU NO PORTA-MALAS DE VEÍCULOS. Leve para o refeitório e coloque-o no porta-capacetes.
Fonte: https://www.unitedrentals.com/project-uptime/safety/10-tips-using-hard-hatcorrectly; http://www.ufvjm.edu.br/proace/pae/doc_view/1116-.html
Colaboração: Mário Fantazzini
Dicas muitos importante e com uma ilustração que ajuda ainda os funcionario a interpretar o tema.