quarta-feira, 29 de junho de 2022

STIHL conquista o Top Ser Humano 2021 da ABRH-RS

Fonte: STIHL

A STIHL conquistou o prêmio Top Ser Humano 2021, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS). Na edição, a organização foi vencedora com dois cases, na categoria Organização: “Formação Técnica Dual em Mecatrônica STIHL: Revelando talentos e transformando vidas” e “STIHL contra a Covid-19: a saúde e segurança de todos como prioridade”. Além disso, a STIHL também será condecorada com o Mérito Top Ser Humano, por ter sido vencedora pela quinta edição consecutiva. A cerimônia de premiação será em novembro.

Desde 2017, a STIHL oferece aos colaboradores o Curso Técnico Dual de Mecatrônica, uma iniciativa exclusiva da empresa, em parceria com o SENAI-RS e com a Câmara Brasil-Alemanha (AHK). O objetivo do curso, que tem duração de três anos, é proporcionar uma formação qualificada com vivências reais da rotina de trabalho de um profissional do segmento mecatrônico. A formatação do curso segue um plano curricular com 70% de aulas práticas e 30% de conteúdo teórico. O curso é gratuito e a primeira turma, formada no final de 2019, contou com 12 colaboradores, que passaram por um processo seletivo que incluiu prova de conhecimentos básicos – português, matemática, lógica e inglês; dinâmica de grupo; entrevista individual e avaliação comportamental. Para participar do processo, os candidatos precisavam ter no mínimo dois anos de empresa e estar atuando em algum dos cargos iniciais da produção, logística ou qualidade.

No Brasil, não há formação semelhante à da STIHL. Além dos resultados qualitativos, a Formação Dual também apresenta resultados numéricos significativos, como economia de R$ 600 mil com soluções encontradas pelos técnicos para problemas internos. “A capacitação de pessoas que já estão imersas na cultura organizacional da STIHL nos permitiu colher muitos frutos, pois estes profissionais são agentes criadores de soluções que aumentam a produtividade e a competitividade da STIHL no mercado”, relata o diretor de Recursos Humanos da STIHL, Diego Pereira. 

A ABRH-RS incluiu nesta edição do prêmio uma nova categoria relativa à pandemia para destacar empresas com ações diferenciadas no combate ao novo coronavírus. E, neste sentido, a STIHL também inscreveu um case que tornou-se vencedor, pois aumentou os esforços no que tange o bem-estar dos funcionários e das famílias. E o resultado deste investimento é o índice de 92% de confiança dos profissionais na atitude da empresa para contenção do vírus, conforme pesquisa GPTW – Great Place To Work. “Oferecer cuidado sempre foi uma das preocupações da STIHL, tanto é que, desde 2003, mantém um Núcleo de Qualidade de Vida (NQV) para atendimentos socioemocionais e, há mais de 25 anos, oferece um amplo ambulatório com serviços robustos. Desta forma, em meio ao contexto atual, a organização entende o tamanho da responsabilidade, por isso colocou esses aspectos em destaque entre suas ações de enfrentamento da crise”, ressaltou Pereira.

Nesta estrutura, são testados e monitorados os colaboradores com suspeita garantindo um suporte completo até a recuperação plena e o retorno às atividades. Por meio do NQV, que oferece o acompanhamento de psicólogos, psicopedagogos, terapeutas de casal e família e nutricionistas, também foi disponibilizada uma estrutura gratuita para acolhimento no início da pandemia, a fim de auxiliar as pessoas no enfrentamento emocional da situação. Do primeiro trimestre de 2020 para o primeiro trimestre de 2021, houve um aumento de 26% no número de atendimentos via NQV.

Sobre a STIHL

A STIHL lidera o mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, com um mix completo de produtos de alta qualidade e durabilidade. Com produtos destinados ao mercado florestal, agropecuário, construção civil, conservação e jardinagem profissional, e doméstico, a empresa oferece uma ampla linha de ferramentas motorizadas portáteis que podem ser encontradas em mais de 4 mil pontos de venda distribuídos pelo Brasil. No país, a STIHL está localizada em São Leopoldo (RS), onde trabalham aproximadamente 3,5 mil colaboradores. A matriz do grupo fica na cidade de Waiblingen, na Alemanha. Reconhecida pela sua liderança tecnológica, inovação e qualidade de seus produtos, a empresa está presente em mais de 160 países por meio de canais de distribuição formados por mais de 40 mil pontos de vendas no mundo. Para atender ao mercado global, a STIHL conta com unidades produtivas na Alemanha, Brasil, EUA, Áustria, Suíça, China e Filipinas.  Desde 2008, a STIHL Brasil é certificada com a ISO 14001 e a OSHAS 18001, ambas recertificadas em 2017. O Grupo STIHL é certificado com a ISO 9001.

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui