Fonte: Fundacentro

A Revista Brasileira de Saúde Ocupacional – RBSO, publicação científica da Fundacentro, abriu chamada para a submissão de artigos, ensaios, revisões, relatos de experiência e comunicações breves sobre as relações entre a atual pandemia da Covid-19 e a saúde do trabalhador. Os textos devem atender às instruções da revista, podem ser escritos em português, espanhol ou inglês e devem ser submetidos pela plataforma ScholarOne Manuscripts. Não há prazo estabelecido para as submissões ao dossiê.

A iniciativa busca dar visibilidade à relação entre o trabalho e a possibilidade de disseminação do coronavírus. Aspecto que deve ser considerado na elaboração de políticas públicas e na busca de estratégias de proteção para aqueles que trabalham.

Dessa forma, o dossiê “A pandemia da COVID-19 e a Saúde do Trabalhador” busca responder a algumas questões: “Como o trabalho pode ser uma fonte de exposição, transmissão, disseminação e de enfrentamento do coronavírus? Quais são os impactos socioeconômicos para o trabalho numa visão macro e micro ambiental? Quais indicadores são relevantes para a definição de políticas públicas, estratégias e ações de enfrentamento relacionadas ao trabalho? Quais as possíveis perspectivas do mundo do trabalho pós-pandemia?”.

A RBSO destaca, em editorial, que tanto o exercício das atividades laborais quanto as condições de trabalho são fontes potenciais de exposição ao vírus.

“É fundamental entender, portanto, de que maneira as atividades e condições de trabalho podem contribuir para a disseminação e, sobretudo, para o estabelecimento de estratégias para o enfrentamento da pandemia. Por outro lado, aspectos igualmente relevantes surgiram numa velocidade espantosa: uma profunda diminuição da atividade econômica levando a perda de empregos em massa, perda de renda, e seus impactos psíquicos e sociais notados em todo o globo”, afirmam os editores da RBSO na chamada para o dossiê.

Saiba mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui