quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Prefeitura de Juiz de Fora/MG investe em programas de saúde ocupacional e exames periódicos para servidores

Fonte: Prefeitura de Juiz de Fora/MG

A Secretaria de Recursos Humanos (SRH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está ampliando os trabalhos voltados à saúde ocupacional dos servidores. As ações são orientadas pelo Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e pelo Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO). Ambos são conduzidos pelas equipes de profissionais do Departamento de Ambiência Organizacional (Damor) da Subsecretaria de Pessoas da SRH. 

O PGR visa à preservação da saúde e da integridade dos servidores, através de um relatório que inclui a antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ocupacionais existentes. Já o PCMSO tem o objetivo da promoção e preservação da saúde dos servidores, ou seja, na prática, inclui a realização de exames médicos. Isso envolve a vigilância à saúde ocupacional por meio de exames médicos dirigidos que incluam, além dos exames previstos nas normas regulamentadoras, a coleta de dados sobre sinais e sintomas de agravos à saúde relacionados aos riscos ocupacionais.

“A organização interna do Damor possibilitou que o departamento iniciasse ações que vão além das rotinas e fluxos de trabalho, inerentes à nossa missão, que é a prevenção, o cuidado e a qualidade de vida do servidor”, explica a gerente do Damor, Jane Mendonça. 

Os PGR’s e PCMSO’s das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão concluídos e a execução dos mesmos já foi iniciada nas unidades dos bairros Furtado de Menezes e de Benfica, com treinamentos específicos e realização de exames médicos ocupacionais, que ocorrerão nas próprias unidades e na sede do Damor. 

Na Secretaria de Obras (SO), onde o PGR já está em fase de conclusão, todos os servidores estão sendo entrevistados e participando de treinamentos de segurança do trabalho pela Supervisão de Prevenção e Segurança do Trabalho, além de rodas de conversas promovidas pelas equipes das supervisões de Acompanhamento Psicossocial do Servidor e de Medicina do Trabalho e Perícias Médicas. 

Além disso, já estão em fase de conclusão os PGR’s do Hospital de Pronto Socorro (HPS), do departamento de Saúde da Mulher, da Gestante, da Criança e do Adolescente (DSMGCA) e dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s). Paralelo a isso, já foram iniciados os trabalhos de elaboração do documento nas secretarias de Mobilidade Urbana (SMU) e de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc).

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui