MPT reafirma meta institucional de prevenção e combate ao trabalho infantil

Fonte: Procuradoria-Geral do Trabalho

O Ministério Público do Trabalho, por intermédio da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, reafirma a importância da prevenção e do combate ao trabalho infantil, bem como da concretização do princípio da proteção integral.

O direito fundamental ao “não trabalho” é assegurado a todas as crianças e adolescentes do país, na forma dos artigos 7º, XXXIII, e 227 da Constituição Federal.

O Brasil é signatário de uma série de convenções internacionais que garantem o desenvolvimento pleno e integral de crianças e adolescentes e condenam a prática do trabalho infantil, além de imporem aos Estados signatários a adoção de políticas públicas voltadas à erradicação desta grave violação de direitos humanos.

O trabalho infantil submete crianças e adolescentes a riscos de adoecimento, de acidentes graves ou mesmo fatais, além de impedir ou dificultar o lazer, a convivência familiar e social. Também é causa comprovada de evasão ou baixo rendimento escolar, perpetuando o ciclo intergeracional da miséria, na contramão dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil (artigo 3º da Constituição Federal).

Pelo exposto, o Ministério Público do Trabalho, por intermédio da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, reforça o seu posicionamento histórico contra o trabalho infantil, e pugna para que o Estado Brasileiro implemente ações e políticas públicas que deem concretude ao princípio da proteção integral de crianças e adolescentes.

SAIBA MAIS

Artigos relacionados

Incêndio atinge fábrica da Marluvas em Dores de Campos/MG

Fonte: G1 Um incêndio foi registrado na madrugada desta sexta-feira (24) na fábrica de calçados e luvas de couro...

MPT, Auditoria Fiscal do Trabalho e Cerest-PA inspecionam frigorífico em Paragominas

Fonte: MPT/Pará e Amapá Neste mês de setembro, uma equipe integrada por representantes do Ministério Público do Trabalho PA/AP...

MPT destina R$ 304,8 milhões para o combate à Covid-19

Fonte: Procuradoria-Geral do Trabalho O Ministério Público do Trabalho (MPT) já destinou cerca de R$ 304,8 milhões a ações...

Deslizamento de terra em garimpo deixa 3 mortos no interior do Amapá

Fonte: G1 Um deslizamento de terra ocorrido no barranco de um garimpo no distrito de Lourenço, em Calçoene, município a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui