sábado, 24 de outubro de 2020

Deslizamento de terra em garimpo deixa 3 mortos no interior do Amapá

Fonte: G1

Um deslizamento de terra ocorrido no barranco de um garimpo no distrito de Lourenço, em Calçoene, município a 374 quilômetros de Macapá, deixou 3 mortos, todos homens, e outros 3 feridos. A identidade das vítimas ainda não foi informada, segundo o governo do Amapá. O acidente aconteceu por volta de 10h. As buscas foram encerradas no fim da tarde.

Segundo o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), o acidente aconteceu por volta na área conhecida como “Garimpo do Tripa”. Lourenço fica a cerca de 80 quilômetros da sede de Calçoene.

O quartel da Polícia Militar (PM) do município informou que recebeu chamados sobre um deslizamento de barranco com soterramento de trabalhadores por volta das 12h.

Em nota, o governo do Amapá informou que deslocou equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para a região de resgate no helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA). O comunicado detalha ainda que os feridos foram encaminhados para o hospital de Calçoene.

“Uma equipe de busca e salvamento terrestre dos Bombeiros está prestando toda a assistência no local. O Governo dá total suporte para a operação e já designou o aporte de profissionais, viaturas, insumos e logística que forem necessários”, diz a nota.

Crédito: CBM-AP/Divulgação

Após a confirmação de mortos e feridos, a Polícia Civil informou que instaurou inquérito para apurar o acidente.

De acordo com o delegado Niury Reuly, da delegacia do município, o encarregado da atividade e testemunhas serão ouvidas. A Polícia Técnico-Científica (Politec) também está na perícia do local.

Acidentes na região

A região de Lourenço é conhecida pela exploração garimpeira, principalmente de ouro, extraído por empresas e cooperativas. Os trabalhadores sobrevivem da lavra de ouro há mais de um século no garimpo, um dos mais antigos em atividade na região Norte.

Acidentes com deslizamentos foram registrados nos últimos anos na área, com pelo menos 7 mortes entre 2014 e 2018.

Artigos relacionados

Diesat celebra 40 anos com lançamento de livro

Por Martina Wartchow/Jornalista da Revista Proteção Para marcar o ano em que completa 40 anos de atividade, o Diesat...

Frente Parlamentar da Agropecuária elogia revisão de norma sobre trabalho no campo

Fonte: Agência Câmara de Notícias Integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) elogiaram, nesta quinta-feira (22), o anúncio feito...

Consultor alerta sobre importância de encaminhar recursos do FAP no prazo

Por Martina Wartchow/Jornalista da Revista Proteção A Portaria nº 21.232 da SEPRT (Secretaria Especial de Previdência e Trabalho), que...

Secretaria do Trabalho avalia pedido da Animaseg por mais prazo para CA

Por Martina Wartchow/Jornalista da Revista Proteção A Animaseg (Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui