COVID-19: portaria disciplina procedimentos relativos ao recurso a embargo em atividades essenciais

Fonte: Governo Federal

Publicada na segunda-feira (22/6) no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria 14.782/2020 disciplina os procedimentos para a interposição de recurso administrativo a embargo ou interdição em atividades essenciais. O documento foi assinado pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco.

A portaria estabelece que, nos processos de recurso de embargos ou interdições relacionados à Covid-19 em atividade essencial, é obrigatória a constituição da comissão específica, para análise do processo. A comissão deve ser composta por dois auditores fiscais do Trabalho indicado pela Coordenação Geral de Segurança e Saúde no Trabalho e por um analista da Coordenação-Geral de Recursos da Secretaria de Trabalho. Juntos, eles vão emitir o parecer contendo a proposta final de decisão, conforme especifica o artigo 26o da Portaria 1.069 de 23 de setembro de 2019.

Outra novidade da portaria é a redução de 48 para 24 horas o prazo para que o auditor fiscal do Trabalho responsável pelo embargo ou interdição preste as informações complementares em casos de recurso administrativo nos moldes do artigo 21o da Portaria 1.069.

O prazo para os trâmites do recurso dentro da Superintendência Regional do Trabalho também foi reduzido de quatro para dois dias. Já o tempo para envio e análise do mérito e legalidade pela regional responsável caiu de nove para quatro dias. E a decisão do recurso deve ser proferida em três dias, não mais em sete. Ou seja, o prazo total do trâmite recursal foi reduzido de 20 para 10 dias.

Os prazos e efeitos dessa portaria valem enquanto durar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia do coronavírus. 

Artigos relacionados

Entregadores de aplicativo protestam em São Paulo, Brasília e no Rio

Fonte: Agência Brasil Entregadores de aplicativos paralisaram as atividades nesta quarta-feira (1º) para protestar por melhores condições de trabalho. O...

Trabalho escravo: Anamatra é eleita como representante da sociedade civil na Conatrae

Fonte: Anamatra A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) foi eleita, na manhã desta terça (30/6),...

Governo Federal lança cartilha sobre trabalho infantil

Fonte: Ministério da Saúde O Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos...

Produtor de café terá que adotar medidas de prevenção da Covid-19 e coibir trabalho escravo

Fonte: MPT/Minas Gerais Um produtor de café do município de Delfinópolis, no Sul de Minas Gerais, terá que adotar...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui