quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Seminário promove discussão de estratégias de proteção social para acabar com o trabalho infantil

Fonte: MPT

O Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Regularização do Trabalho do(a) Adolescente (Feti) do Paraná promove, no dia 30 de junho, o seminário “Proteção social para acabar com o trabalho infantil”. O evento é aberto ao público e faz parte das atividades realizadas em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, em 12 de junho. 

Na abertura do seminário será divulgado o Acordo de Cooperação Interinstitucional que tem por objetivo unir esforços para ampliar as oportunidades de inclusão de adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade e em situação de risco – especialmente aqueles em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional, resgatados de situação de trabalho infantil, em extrema pobreza e pessoas com deficiência sem o limite máximo de idade – em programas de aprendizagem e demais cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) no Estado do Paraná. Assinarão o documento representantes do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR), Tribunal Regional do Trabalho no Paraná (TRT/PR), Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ/PR), Superintendência Regional do Trabalho e Previdência (SRTb), Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Fundação e Ação Social (FAS), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Sesi/Senai, Senac/PR e Fórum Estadual de Aprendizagem do Paraná.

Serão realizados painéis para promover a discussão de temas relacionados ao combate ao trabalho infantil, com foco nas atividades de proteção social para crianças e adolescentes e o papel dos municípios, dos Conselhos Tutelares, do Ministério do Trabalho e da Sociedade Civil no combate ao trabalho infantil e na promoção da aprendizagem profissional. As ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o serviço de abordagem social e busca ativa também serão debatidos.

O evento, realizado no auditório da OAB-PR, em Curitiba, também será transmitido ao vivo pelo canal do MPT-PR no Youtube: https://www.youtube.com/mptparana.

PROGRAMAÇÃO:

  • 8h30 – Mesa de abertura e divulgação do Acordo de Cooperação Interinstitucional;
  • 9h – Painel: Proteção Social e papel dos Municípios – Assistência Social, Saúde e Educação

Presidente de Mesa: Rosemarie Diedrichs Pimpão – Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho no Paraná (TRT-PR) e coordenadora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo a Aprendizagem

Painelistas:

Angela Christianne Lunedo de Mendonça – Coordenadora dos Cursos de Especialização em Direito Educacional e Pedagogia Social da Faculdades Madalena Sofia – Itecne

Irinéia Solovy – Enfermeira do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (Cest) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

Aprendiz: Dayto Rodrigo Zivelse Lukasieviez (Instituto Cidade Junior)

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui