Congresso da Anamt terá como tema central a atenção primária à saúde

Por Raira Cardoso/ Jornalista da Revista Proteção

De 30 de abril a 2 de maio ocorrerá o 18ª Congresso Nacional Anamt. O encontro será sediado na cidade de Belém, no Pará, e deve reunir médicos do Trabalho de todo o Brasil. Conforme o diretor científico da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, Francisco Cortes Fernandes, o local do evento veio da necessidade de integrar a Medicina do Trabalho nas diversas regiões do País. Desse modo, após ser realizado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, chega ao Norte, estando programado para acontecer no Nordeste em 2021.

Como tema principal, o Congresso abordará ‘O papel do médico do Trabalho na atenção primária de saúde’. Segundo Fernandes, essa escolha remete a uma competência exigida para a prática da Medicina do Trabalho. “Nesse sentido, sendo o médico do Trabalho, muitas vezes, a primeira oportunidade de encontrar uma orientação médica, e este tendo a seu cuidado cerca de 45 milhões de trabalhadores, nada mais oportuno do que incentivar esta atuação”, comenta. Aponta ainda que ações de cuidados com vacinação, fumo, obesidade, hipertensão, diabetes, atividades físicas, entre outras, tornam o médico do Trabalho uma peça estratégica para a promoção da saúde nos ambientes laborais.

PROGRAMAÇÃO TÉCNICA

Iniciando os trabalhos, na quinta-feira (30), serão realizados cursos pré-congresso tratando dos assuntos: ‘Exame ortopédico’, ‘Atualização de Clínica Médica’, ‘Entrevista psiquiátrica no exame mental’, ‘Curso de liderança para médico do Trabalho’ e ‘GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais)’.

No dia seguinte, a programação técnica do Congresso iniciará com palestras e uma exposição da presidente da Anamt, Rosylane Rocha, contextualizando a política de atenção primária de saúde no Brasil. Outros painéis abordarão a gestão da Qualidade de Vida no Trabalho e as trabalhadoras gestantes, entre outras pautas.

Durante o evento também será aplicada a Prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho. O exame será dividido em duas etapas, provas teórica e prática, que serão realizadas nos dias 29 e 30 de abril. “Já estamos com um número muito bom de inscritos e os médicos do Trabalho, instituições universitárias e governamentais parceiras estão nos dando excelente apoio. Acreditamos que o evento já é um sucesso”, avalia Fernandes.

Inscrições e mais informações do Congresso Nacional da Anamt em https://congresso.anamt.org.br/.

Artigos relacionados

3º Congresso SST chega ao fim após cinco dias de atividades

Por Bruna Klassmann/Jornalista da Revista Proteção Na tarde desta segunda-feira, dia 28 de setembro,...

Publicada Portaria do FAP com vigência para 2021

Fonte: Ministério da Economia Foi publicada nesta segunda-feira (28) a Portaria SEPRT nº 21.232 que dispõe sobre o Fator Acidentário de...

Talk shows encerram programação do 3º Congresso SST 2020

Por Bruna Klassmann/Jornalista da Revista Proteção Nesta segunda-feira, dia 28 de setembro, ocorre o último dia de programação do...

Cerimônia online revela os ganhadores do Prêmio Proteção Brasil 2020

Na noite desta sexta-feira, dia 25 de setembro, foram revelados os ganhadores do Prêmio Proteção Brasil 2020. Este ano, a cerimônia ocorreu...