quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Encontro Nacional dos Engenheiros de Segurança do Trabalho discutiu temas ligados à atualização dos profissionais na área

Por Laís Helena de Mello Pontim / Jornalista da Revista Proteção

De 27 a 29 de abril foi realizado o III ENEST (Encontro Nacional dos Engenheiros de Segurança do Trabalho), na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. O evento gratuito contou com 490 participantes e sua programação incluiu palestras, painéis, minicursos e discussões sobre temas ligados à Engenharia de Segurança do Trabalho.

Atualização de Normas Regulamentadoras, aspectos da Ergonomia ligados ao PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), gestão de eSocial, aspectos técnicos e tecnológicos da montagem dos eventos de SST, gestão de riscos, riscos biológicos, Higiene Ocupacional, avanços da Engenharia da Segurança do Trabalho no Brasil, reflexões sobre perícias judiciais e gestão eficiente de EPIs foram alguns dos assuntos que estiveram em pauta ao longo dos três dias do encontro.

Paralelo ao evento, no dia 28 de abril, Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, ocorreu sessão solene, na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, em homenagem aos profissionais de Saúde e Segurança no Trabalho. Na ocasião, o deputado Emílio Mameri, entregou 31 certificados aos engenheiros, técnicos de enfermagem, enfermeiros e técnicos de Segurança do Trabalho, profissionais responsáveis por zelar pela segurança em todo o ambiente de trabalho.

O presidente da ANEST (Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho), Benvenuto Gonçalves Júnior, lembrou que a cada ano há o alerta para a necessidade da prevenção durante o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. “Sempre chamamos a atenção, lembramos para que nós não tenhamos mais tantos acidentes de trabalho, que deixam tantas vítimas, tantas famílias desamparadas, e que geram custo enorme a toda a sociedade brasileira”, ponderou.

A construção de novas alternativas no âmbito da Engenharia de Segurança do Trabalho foi a tônica das discussões nesta terceira edição do ENEST. A quarta está prevista para acontecer ano que vem, em Salvador, na Bahia.

O ENEST 2022 foi uma realização da ANEST (Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho), da ASSCEST (Associação Capixaba de Engenharia de Segurança do Trabalho), da SEE (Sociedade Espirito-Santense de Engenheiros) e da UVV (Universidade Vila Velha). O CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e a MÚTUA (Caixa de Assistência dos Profissionais dos CREA) foram as entidades patrocinadoras. O CREA-ES, o CREA-MG, a AEST-MG, a Ordem dos Engenheiros Técnicos/Portugal, as revistas Proteção e Cipa-Incêndio, e a APAEST apoiaram o encontro.

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui