sexta-feira, 24 de junho de 2022

Curso de Interpretação e Aplicação da nova NR-18 será realizado em julho no Sinduscon-JP

Por Laís Helena de Mello Pontim / Jornalista da Revista Proteção

Nos dias 22 e 23 de julho, será realizado o “Curso de Interpretação e Aplicação da nova NR-18: Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na indústria da construção”, na sede do Sinduscon-JP, em João Pessoa, na Paraíba.

A capacitação tem o objetivo de instruir os participantes sobre a correta interpretação e aplicação da nova NR-18, destacando a importância estratégica da gestão da Segurança e Saúde no Trabalho dentro do contexto organizacional. O evento será direcionado para gestores, supervisores de obra e estagiários de engenharia civil; mestres e encarregados de obra; profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho de empresas construtoras; professores, pesquisadores e estudantes da área; técnicos, tecnólogos e estagiários de edificações; dirigentes sindicais da construção civil e demais interessados pela temática. É uma oportunidade para troca de experiências com profissionais inseridos diretamente no cotidiano das obras.

O curso será ministrado pelo psicólogo organizacional, técnico em Segurança do Trabalho, educador aposentado da Fundacentro/PE, ex-participante e ex-coordenador do CPR-PB (Comitê Permanente Regional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção da Paraíba), José Hélio Lopes Batista; pelo engenheiro de Produção e de Segurança do Trabalho, MBA em Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção, engenheiro de Segurança do Trabalho do Sinduscon-JP e ex-participante do CPR-PB, Daniel Pedro Ricardo Cordeiro; e pela engenheira Civil e de Segurança do Trabalho, Mestra e Doutora em engenharia de Produção, professora aposentada da IFPB (Instituto Federal da Paraíba), ex-participante e ex-secretária do CPR-PB, Nelma Mirian Chagas De Araújo.

José Helio destaca que ele, Nelma e Daniel participaram ativamente do CPR-PB, comitê que funcionou até 2019 como instância de controle social, potencializando resultados por meio de ações solidárias pactuadas entre representantes do Governo, trabalhadores, empresários e entidades de apoio técnico. Segundo o educador, o CPR-PB tinha por missão melhorar continuamente os ambientes de trabalho na indústria da construção, tornando-os mais seguros e saudáveis. “Esta capacitação se reveste de grande importância ao destacar que o novo texto legal da NR-18 enfatiza a gestão de segurança e saúde nos canteiros de obras. E se as construtoras e seus prepostos não seguirem essa normativa, estarão sujeitos a penalidades nas esferas trabalhista, previdenciária, civil e criminal. Toda empresa deseja lucratividade, crescimento e reconhecimento no mercado. Assim, precisa colocar a prevenção dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho como uma prioridade no planejamento das suas obras. Nesse contexto, é importante lembrar que a indústria da construção é um dos setores econômicos onde há maior incidência de acidentes do trabalho, inclusive no que se refere a ocorrências graves e fatais”, completa José Hélio Lopes Batista.

O treinamento custa R$ 180,00 para o público em geral e R$ 150,00 para associados do Sinduscon-JP. Os participantes receberão certificado ao final do curso. Os interessados podem efetuar suas inscrições pelo link https://materiais.rangersms.com.br/interpretacao-e-aplicacao-nr18. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected], pelo celular (83) 3244-8655 ou pelo site www.sindusconjp.com.br

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui