Ocorreu na manhã de hoje, dia 28 de abril, a abertura da Canpat 2020 (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho). O evento online foi transmitido pelo canal do Youtube da ENIT (Escola Nacional da Inspeção do Trabalho) e foi realizado pela SIT (Subsecretaria de Inspeção do Trabalho), Fundacentro e Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

O encontro contou com participação de especialistas que falaram sobre as ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, focando especialmente no combate ao coronavírus. Neste ano, o tema da OIT para o 28 de abril é “Detenhamos a pandemia: a segurança e saúde no trabalho pode salvar vidas”.

Durante o evento, ocorreram apresentações sobre a pandemia de Covid-19, as ações da Inspeção do Trabalho, a prevenção na construção civil, a atuação do médicos do trabalho e os efeitos globais da pandemia nas relações de trabalho. A programação seguiu até o meio-dia.

Origens

A Canpat foi instituída pelo Decreto n° 68.255, de 16 de fevereiro de 1971, e reativada em abril de 2017. O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade para a construção de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Já o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças relacionadas ao Trabalho nasceu como fruto de um movimento de trabalhadores no Canadá, na década de 1980, que ganhou o mundo. A escolha da data se deu por conta de um acidente ocorrido em 28 de abril de 1969, nos Estados Unidos, onde a explosão de uma mina matou 78 trabalhadores. Em 2003, a OIT instituiu a Data como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui