sábado, 24 de outubro de 2020

Boas práticas de empresas são apresentadas em três talk shows no Congresso SST

Por Bruna Klassmann/Jornalista da Revista Proteção

Na tarde desta sexta-feira, dia 25 de setembro, ocorreu na programação do 3º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança no Trabalho – Congresso SST, mais três talk shows focados nas boas práticas de empresas finalistas do Prêmio Proteção Brasil 2020. Os trabalhos apresentados eram sobre Proteção de Máquinas e Equipamentos, CIPA e Qualidade de Vida.

Ainda hoje, a partir das 19 horas, ocorre cerimônia do Prêmio Proteção Brasil. Na ocasião, serão revelados quais trabalhos receberão Ouro, Prata ou Bronze nas categorias Temas, assim como, serão premiados os cases vencedores nas categorias Regional e Nacional, que serão escolhidos entre os cases premiados na Categoria Temas. A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo e gratuitamente pelo canal da Universidade Proteção no Youtube.

PROTEÇÃO DE MÁQUINAS

Das 15 às 16 horas, ocorreu o talk show ‘Proteção de Máquinas e Equipamentos’, com a moderação de Cesar Ken Mori, engenheiro de Segurança do Trabalho, professor da UNIP e diretor do Instituto IdEQ21.

Cesar Ken Mori – Crédito: Reprodução

O primeiro case destacado foi ‘Preditiva online: aumentando a segurança e o monitoramento para tomada de decisões proativas!’. A apresentação foi realizada por Silvânia Lopes de Miranda, técnica de Segurança do Trabalho da Anglo American Minério de Ferro Brasil SA. De acordo com Silvânia, entre os resultados deste trabalho, está a retirada definitivamente do empregado responsável pela coleta de vibrações da zona de perigo atendendo ao que tange a NR 12, referente a distância segura. “O que colaborador que antes corria o risco de desprendimento de energia durantes suas atividades, agora simplesmente tem que ficar no centro de monitoramento preditivo analisando os dados coletados on-line”, destaca.

Em seguida, Samuel Soares de Lima, engenheiro de Produção e de Segurança do Trabalho, coordenador das obras do BRT e Linha 3 do metrô de Salvador, da Camargo Correa Infra Construções AS, apresentou por meio de um vídeo o case ‘Kit Anti Atropelamento’. Este projeto da empresa, buscou achar soluções evitar que os colaboradores corressem o risco de serem atropelados pelas máquinas e equipamentos. Entre as ações de modificações nos equipamentos, foram instalados alarme de ré com som branco, radar de presença e câmera de marcha ré.

Por último, ocorreu a explanação do case ‘Otimização no Processamento de Tubos’, com Marcus Dimitrius Barro, engenheiro de Produção, gerente pleno de tubulação do Estaleiro Brasilfels LTDA. Com a implantação do equipamento de segurança na máquina de processamento de tubos, foi possível eliminar o risco de acidentes, atender à NR 12 e aumentar a produtividade.

CIPA

A programação do Congresso SST seguiu com o talk show  sobre ‘Cipa’, que ocorreu das 16 às 17 horas, com a moderação de Alexandre Gusmão, Jornalista e diretor da Proteção Publicações e Eventos e Universidade Proteção.

As apresentações iniciam com o case ‘CIPAMIN – Vida mais segura’ com Juliano Dalla Rosa, engenheiro Civil, de Segurança do Trabalho, de Produção com especialização em Direito Processual do Trabalho e Gestão Ambiental, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da ArcelorMittal Mineração Brasil. Este projeto teve como objetivo conscientizar crianças de 6 a 10 anos a reconhecer e evitar perigos das ocorrências que podem acontecer nos lares, por meio de diferentes atividades e ações. Ao todo, 76 crianças participaram do projeto que ocorreu entre fevereiro e outubro de 2019.

Após, Emerson Pincinato, engenheiro e diretor Industrial da Sanchez Cano LTDA, apresentou por meio de vídeo o case ‘Revitalização da CIPA da Sanchez Cano’. Como resultado deste trabalho, no ano de 2019 a empresa conseguiu reduzir 70% no número total de acidentes com afastamento em comparação com o ano anterior.

Para finalizar este talk show, aconteceu a apresentação do case ‘Gincana CIPAtuante’, com Tamires de Paula Pereira Souza, técnica de Segurança do Trabalho da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Estre projeto teve como objetivo contribuir para a identificação e a resolução de irregularidades, com o foco na eliminação do risco de acidentes. Além disto, promover a integração dos participantes das 23 CIPAs, com um total de 211 representantes. Como resultado, Tamires destacou a redução de acidentes, o aumento na participação nas reuniões da CIPA, assim como, o fortalecimento do papel da CIPA nas empresas e a resolução de irregularidades nas empresas.

QUALIDADE DE VIDA

Crédito: Reprodução

O último talk show do dia ocorreu das 17 às 18 horas, com a moderação de Fabiana Raulino da Silva, Fisioterapeuta com especialização em Ergonomia de Sistemas de Produção, mestre em Engenharia de Produção e professora do Senac.

Para começar, Mauricio Chiesa Carvalho, formado em Marketing, Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa, Direito e Processo do Trabalho e Psicologia Organizacional e do Trabalho e gerente de Recursos Humanos e Responsabilidade Social da Tamarana Tecnologia e Soluções Ambientais, apresentou o case ‘Cultura de Segurança e QVT’. Este trabalho focou em ações para os seus colaborações nas áreas de atendimento psicossocial, assistência jurídica e cultura de segurança.

Em seguida, foi destacado o case ‘Programa Viver Bem – mais saúde e benefícios especiais para você’, com Bruno Gonçalves Goulart, bacharel em Direito e técnico em Segurança do Trabalho da Unimed Litoral Sul/RS. Este projeto tem como estrutura três pilares: incentivo à cultura, lazer e bem estar; incentivo à atividades físicas e incentivo à Saúde e Segurança. A partir desta estrutura são pensadas as ações a serem desenvolvidas no Programa Viver Bem da empresa.

Para fechar as apresentações, Nayara Cristina Vitorino de Souza, Fisioterapeuta e Ergonomista, responsável pela implantação do processo de ergonomia no complexo Brucutu Água Limpa da Vale SA, trouxe o case ‘Risco Psicossocial x Projeto vem ser mais feliz: uma abordagem’. Este trabalho tinha como objetivo desenvolver ações que gerassem momentos de felicidade aos colaboradores da empresa. Em 2019, foram mais de 40 horas de atividades que tiveram a participação de 3.000 participantes.

A programação do Congresso SST 2020 segue até a próxima segunda-feira, dia 28. O evento é uma realização da Universidade Proteção, sendo promovido pela Proteção Publicações e Eventos e patrocinado pelas empresas AthenasBracolDannyMarluvasNexo CS e Volk do Brasil.

Confira abaixo a programação completa do Congresso SST:

28 de Setembro (Segunda-Feira)

Tarde

15h – 16h | Talk show: Sistemas de Gestão com vencedores do Prêmio Proteção

16h – 17h | Talk show: Gestão de Terceirizados com vencedores do Prêmio Proteção

17h – 18h | Talk show: Ações Preventivas e Corretivas de SST com vencedores do Prêmio Proteção

*Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.


DESTAQUES DO DIA 25 DE SETEMBRO


DESTAQUES DO DIA 24 DE SETEMBRO


DESTAQUES DO DIA 23 DE SETEMBRO


DESTAQUES DO DIA 22 DE SETEMBRO

Artigos relacionados

Live com Especialistas abordará sobre Proteção Respiratória e o GRO

Acontecerá na próxima terça-feira, dia 27 de outubro, às 19 horas, mais uma live com Especialistas realizada pela Revista Proteção e Universidade...

Evento online focará na Prevenção de Acidentes com Quedas de Altura

Fonte: Seconci-MG Realizada pelo Instituto Trabalho e Vida e tendo o Seconci-MG entre seus apoiadores, acontecerá, no período de 26...

Webinar da Fundacentro debate novo Anexo III da NR 7

Fonte: Fundacentro A Fundacentro realiza amanhã, dia 21 de outubro, das 14 às 17 horas, o Webinar Novo Anexo...

Live com Especialistas abordará sobre ruído e dosimetria

Acontecerá na terça-feira, dia 13 de outubro, às 19 horas, mais uma edição da live com Especialistas....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui