Entrevista: Hora de avançar – Ed. 341

Por Daniela Bossle/Jornalista e Editora da Revista Proteção

Chefe do laboratório de ensaios de EPIs da Fundacentro fala sobre os cuidados que envolvem sua escolha e utilização

José Damásio de Aquino, 55 anos, é bacharel em Física, mestre em Administração de Empresas e doutor em Saúde Pública pela USP. Ele é Tecnologista Sênior na Fundacentro, onde atua há 33 anos. Durante estas mais de três décadas trabalhou por 12 anos como técnico do laboratório de ensaios de EPI, 10 anos como chefe do mesmo laboratório, sete como assistente da Diretoria Técnica da Fundacentro e quatro como gerente da Coordenação de Segurança no Processo de Trabalho. Recentemente assumiu novamente a chefia do Serviço de Laboratório de EPI.

Além de suas atividades internas na Fundacentro, também representou a bancada do Governo na revisão da NR 6 (1998 a 2001) e depois na Comissão Nacional Tripartite da NR 6 (2001 a 2019). Também representou a entidade na Comissão Técnica coordenada pelo Inmetro que elaborou os Regulamentos de Avaliação da Conformidade de Luvas de Borracha para Eletricista, Capacete de Segurança para Uso Industrial e Peças Faciais Filtrantes para Partículas.

Damásio esclarece sobre como poderia funcionar o novo processo de validação de EPI via certificado de conformidade no âmbito do Inmetro. Havia previsão de extinção do CA pela MP 905 (Contrato Verde e Amarelo), porém a mesma foi revogada no Senado devido à crise gerada pela pandemia. Esclarecimentos sobre o uso de máscaras cirúrgicas e peças faciais filtrantes, importantes itens do cenário atual com a pandemia da SARS-COV-2 é outro tema abordado pelo físico.

Como chefe do laboratório de ensaios de EPIs da Fundacentro, o senhor poderia dizer se a entidade ainda realiza ensaios em EPIs? Se ainda os faz, por favor, informe para que tipo de EPIs e mencione alguns tipos realizados.

A equipe do Serviço de Laboratório de EPI da Fundacentro é composta pela chefia, por uma tecnologista sênior (doutora em química analítica) e duas técnicas (uma mestre em química e uma técnica mecânica). Atualmente, realizamos ensaios em respiradores purificadores de ar, nos quais o ar do ambiente, antes de ser inalado, passa por filtros para a remoção de contaminantes. No geral, esses respiradores são constituídos por dois componentes principais: a peça facial, que pode ser semifacial (cobre queixo, boca e nariz) ou facial inteira (cobre queixo, boca, nariz e olhos) e os filtros cambiáveis.

Até 2018, também realizávamos ensaios em respiradores de adução de ar, nos quais o ar respirável é fornecido ao usuário por uma fonte independente da atmosfera ambiente (cilindros ou compressores de ar, por exemplo). Pretendemos voltar a realizar ensaios nesses equipamentos, porém é necessário capacitar um novo profissional e implementar novos ensaios visando à modernização do laboratório. A previsão inicial de retomada dos ensaios em respiradores de adução de ar era junho próximo. Devido à capacitação necessária da equipe técnica para realização dos ensaios e aos trâmites normais do processo de aquisição de equipamentos para modernização do laboratório, esse prazo deverá ser estendido para 2021.

Confira a entrevista completa na edição de maio da Revista Proteção.


Artigos relacionados

Notícias dos Tribunais – Ed. 342

Máscaras e álcool gel A 13ª Vara do Trabalho de São Paulo concedeu uma liminar em favor do Sindicato...

Entrevista: Diagnóstico difícil – Ed. 342

Por Daniela Bossle/Jornalista e Editora da Revista Proteção Transtornos mentais relacionados ao trabalho estão entre as principais causas de...

Artigo – Gestão de Riscos em Portos: referencial estratégico – Ed. 342

Um programa de compliance em ambiente portuário revela-se excelente ferramenta O comportamento empreendedor parece conduzir a uma busca contínua...

Artigo – Exposição ao calor: avaliação complexa – parte 3 – Ed. 342

Procedimentos requerem cautela e emprego de referências nacionais e internacionais No dia a dia de trabalho, em especial nas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui