A Baixa Tensão provoca fatalidades e a Tensão de Segurança pode até matar
Todas as pessoas precisam entender que os riscos elétricos envolvem instalações ou equipamentos elétricos em residências e áreas de trabalho, ou seja, são os riscos em consequência de choques elétricos, arcos elétricos, campos eletromagnéticos, acumulação de cargas e outros.
Ao profissional especializado em Segurança do Trabalho cabe conhecer o processo produtivo da empresa, incluindo suas atividades, riscos e controles, procurando assessorar as áreas fins quanto aos aspectos específicos da Engenharia de Segurança do Trabalho. Portanto, o conhecimento da realidade no local de trabalho, a conversa com os executantes e supervisores e, consequentemente, as inspeções às áreas de trabalho, devem ser uma constante na vida do profissional especializado em Segurança do Trabalho.
Adicionalmente, uma importante missão é a de transmitir conhecimentos e de reconhecer os resultados obtidos, especialmente para os responsáveis pelas linhas de gestão, como diretores, gerentes, supervisores, encarregados, que, em verdade, são os principais atores para quem se deve garantir a Segurança no Trabalho.
Dados do autor:
Cesar Vianna Moreira – Eletrotécnico, Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro Eletricista e Engenheiro de Segurança do Trabalho
[email protected]
Agradecimento especial aos engenheiros Américo da Silva Gomes e Cesar Vianna Moreira Júnior que auxiliaram na formatação deste artigo.
Confira o artigo completo na edição de abril da Revista Proteção.