quarta-feira, 29 de junho de 2022

Artigo – Segurança com Eletricidade: Grande equívoco – Ed. 364

A Baixa Tensão provoca fatalidades e a Tensão de Segurança pode até matar

Todas as pessoas precisam entender que os riscos elétricos envolvem instalações ou equipamentos elétricos em residências e áreas de trabalho, ou seja, são os riscos em consequência de choques elétricos, arcos elétricos, campos eletromagnéticos, acumulação de cargas e outros.

Ao profissional especializado em Segurança do Trabalho cabe conhecer o processo produtivo da empresa, incluindo suas atividades, riscos e controles, procurando assessorar as áreas fins quanto aos aspectos específicos da Engenharia de Segurança do Trabalho. Portanto, o conhecimento da realidade no local de trabalho,  a conversa com os executantes e supervisores e, consequentemente, as inspeções às áreas de trabalho, devem ser uma constante na vida do profissional especializado em Segurança do Trabalho.

Adicionalmente, uma importante missão é a de transmitir conhecimentos e de reconhecer os resultados obtidos, especialmente para os responsáveis pelas linhas de gestão, como diretores, gerentes, supervisores, encarregados, que, em verdade,  são os principais atores para quem se deve garantir a Segurança no Trabalho.


Dados do autor:

Cesar Vianna Moreira – Eletrotécnico, Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro Eletricista e Engenheiro de Segurança do Trabalho
[email protected]

Agradecimento especial aos engenheiros Américo da Silva Gomes e Cesar Vianna Moreira Júnior que auxiliaram na formatação deste artigo.

Confira o artigo completo na edição de abril da Revista Proteção.


Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui