quarta-feira, 25 de maio de 2022

Artigo – Proteção de Máquinas: Prensas adequadas – Ed. 365

Ajuste dos equipamentos garante segurança e atende normas vigentes

As PMEECs (Prensas Mecânicas Excêntricas de Engate por Chaveta) são máquinas responsáveis por processos de conformação, estampagem e corte de materiais empregados na indústria metal mecânica.

Além de atender os processos produtivos, as máquinas devem considerar requisitos mínimos de segurança, de modo a garantir a saúde e a integridade física dos colaboradores envolvidos em seu uso.

No caso das PMEECs, para se garantir os requisitos mínimos, tem-se como preconizações normativas os itens da NR 12 (Norma Regulamentadora nº 12), que trata de segurança em máquinas e equipamentos. Existem variadas formas de se adequar um equipamento dessa natureza, levando em consideração os aspectos normativos levantados na NR 12 e em algumas outras normas nacionais vigentes, que colaboram de forma complementar no desenvolvimento de sistemas de segurança. Na NR 12, existe um anexo que trata sobre alternativas de adequação para prensas e similares (Anexo VIII), de modo que neste, orientações sobre adequações de PMEECs são estabelecidas.


Dados do autor:

João Manoel de Oliveira Neto – Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho

[email protected]

Hygo de Almeida Pordeus – Engenheiro Mecânico e Especialista em Automação Industrial

[email protected]

Confira o artigo completo na edição de maio da Revista Proteção.


Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui