Artigo – Equipamentos de Proteção Individual: proteção vital – Ed. 341

O uso de EPIs pelos trabalhadores de saúde deve seguir critérios específicos

Há importantes recomendações sobre uso de EPIs pelos trabalhadores de saúde, cujo objetivo é orientar  gestores e trabalhadores sobre o uso adequado dos EPIs. A transmissão da Covid-19 pode ocorrer por gotículas, aerossóis ou por contato:

Transmissão por gotículas ocorre por meio da tosse ou espirro da pessoa infectada. As gotículas têm tamanho maior que 5 µm e podem atingir a via respiratória alta, ou seja, mucosa das fossas nasais e mucosa da cavidade bucal.

Transmissão por aerossóis ocorre quando o paciente é submetido a procedimentos de vias áreas, como a intubação orotraqueal ou aspiração de vias áreas. Nos aerossóis, as partículas são menores, permanecem suspensas no ar por longos períodos e, quando inaladas, podem penetrar mais profundamente no trato respiratório.

Transmissão por contato ocorre por meio do toque em superfícies e objetos contaminados e/ou contato pele a pele.


Dados da autora:

Fernanda Moura D’Almeida Miranda – Professora Doutora do Curso de Graduação de Enfermagem e dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem e em Prática do Cuidado em Saúde – UFPR, Membro do Grupo Multidisciplinar de Saúde do Adulto (GEMSA), Conselheira fiscal da Associação Brasileira da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRASTT).

(*) Divulgado em forma de nota técnica pela Abrasst para orientação de gestores e trabalhadores da saúde sobre uso adequado dos EPIs.

Confira o artigo completo na edição de maio da Revista Proteção.


Artigos relacionados

10 mudanças no trabalho humano e questões ergonômicas do ‘novo normal’

As mudanças ocorridas no mundo do trabalho após 14 de março são enormes, com impactos em Ergonomia e em Organização do Trabalho....

Histórias divertidas vivenciadas por profissionais de SST – 2020

"Causos da Prevenção" publica alguns fatos vivenciados por profissionais de SST. Se você tem uma história interessante ou...

Notícias dos Tribunais – Ed. 345

Acordo extrajudicial da Vale A Vale fechou um acordo extrajudicial com o INSS, por meio do qual se...

Entrevista: Agenda impactada – Ed. 345

Por Daniela Bossle/Editora e Jornalista da Revista Proteção Mesmo com ano difícil, a SIT garante que transparência e construção...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui