quarta-feira, 29 de junho de 2022

Artigo – Educação em SST: Intervenções de valor – Ed. 365

Pedagogo tem papel importante no reforço à cultura de segurança nas empresas

A educação continuada para trabalhadores focada em promoção da Saúde e Segurança do Trabalho requer dimensões pedagógicas e andragógicas que estão carentes no âmbito dos grupos de profissionais presentes na educação corporativa, como psicólogos, administradores ou gestores de Recursos Humanos.

A atuação do pedagogo no desenvolvimento de ações educativas relacionadas ao tema na formação de facilitadores, elaboração de material didático, aperfeiçoamento, avaliação de conteúdos e atores envolvidos, entendendo o tempo, o espaço, assim como a interação dos trabalhadores com os diversos cenários ambientais, possibilita a prática educativa para que sujeitos autônomos possam interagir com o universo do trabalho e suas atualizações.

Este artigo demonstra que por meio do modelo andragógico, que enfatiza a educação para adultos, é possível a diminuição de acidentes de trabalho, desempenhando a educação para segurança do trabalhador nas instituições empresarias por meio da implementação de cultura organizacional de segurança ao trabalhador, desenvolvendo sujeitos ativos neste processo elevando-se, desta forma, a responsabilidade social, ambiental e cidadã.


Dados do autor:

Flávia Barbara Rodrigues de Oliveira – Técnica em Segurança do Trabalho, Licenciada em Pedagogia, Pós Graduanda em Pedagogia Empresarial, Analista Comportamental método DISC, Auditora Interna em Sistema de Gestão Integrada (EHS)

Confira o artigo completo na edição de maio da Revista Proteção.

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