quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Prêmio Proteção Brasil 2018 – Cases Gestão de Terceirizados em SST

HYUNDAI MOTOR BRASIL

Gestão Robusta

Com o aumento na contratação de prestadores de serviço, crescem também os desafios para reduzir acidentes e doenças ocupacionais entre trabalhadores terceirizados. Nesse sentido, práticas de integração e incentivo às ações de SST são fundamentais.

Foi a partir desta estratégia que a Hyundai Motor Brasil em sua planta em Piracicaba/SP, conquistou a distinção Ouro nesta categoria em 2018. O case `Gestão de Subcontratados: Juntos, Nós Fazemos a Diferença’ mostra o potencial de uma gestão bem delineada, na qual a empresa contratante auxilia as contratadas na melhoria das condições de trabalho.

Ações de capacitação em NRs diversas e reuniões para a troca de experiências entre as equipes da montadora e prestadoras de serviço estão entre as medidas adotadas que vêm surtindo bons resultados na redução de acidentes de trabalho envolvendo terceiros.

Por meio de recompensas para contratadas que valorizam a Segurança e a Saúde no Trabalho, a Hyundai Motor Brasil, de Piracicaba/SP, conseguiu reduzir acidentes entre os trabalhadores terceirizados. No case `Gestão de Subcontratados: Juntos, Nós Fazemos a Diferença’, vencedor na categoria, a empresa compartilhou seu modelo de gerenciamento.

As práticas têm como base duas categorias de companhias terceirizadas. As empresas residentes trabalham na planta da Hyundai por tempo indeterminado, desempenhando atividades como segurança patrimonial, limpeza, preparo e venda de alimentos em restaurantes. Já as empresas itinerantes trabalham por tempo determinado e sazonal, atuando em áreas como consultoria, auditoria, manutenção e instalação de equipamentos. Todas essas instituições parceiras passam por um processo de integração, que é anual para as itinerantes, e bianual para as residentes.

“Visando o gerenciamento das atividades executadas na planta, analisamos os potenciais riscos aos trabalhadores, independentemente do segmento de trabalho. Para estabelecer uma forma eficaz de realizar esta gestão, foram elaborados dois procedimentos internos, respeitando as normativas vigentes referentes à SST e acrescentando regras para que todos os trabalhadores dentro da Hyundai Motor Brasil possam executar suas atividades com maior foco em segurança, saúde e meio ambiente”, relatou o engenheiro de segurança integrante do SESMT, Aurelio Tornisiello.

CAPACITAÇÃO
Para Tornisiello, contar com procedimentos bem definidos auxilia não apenas a Hyundai, como também as empresas terceirizadas, no fortalecimento da cultura de segurança. “Através de um sistema de gestão robusto e eficaz, é possível extrair o que de melhor existe nas empresas prestadoras de serviço. O principal diferencial da Hyundai é a maneira como a gestão acontece nas empresas prestadoras de serviço, que impacta diretamente na melhoria contínua dos terceiros e fortalece a relação com a Segurança do Trabalho dos funcionários, se solidificando de forma sucinta e com evidentes e satisfatórios resultados”, avaliou.

Os procedimentos têm base em dois documentos: Requisitos de Segurança para Subcontratados e Gerenciamento de Segurança e Meio Ambiente para Subcontratados.

O primeiro documento visa garantir que todos os prestadores de serviço recebam treinamento de integração e orientações sobre segurança, saúde e meio ambiente. Informações a respeito de cada funcionário são entregues para a Hyundai através do formulário de Registro de Subcontratados. Os dados são inseridos num software de gestão integrada, que proporciona uma visão geral para a gestão de terceirizados.

Em seguida, o departamento de EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança) analisa toda a documentação e encaminha os terceiros para atividades de integração. Realizadas às sextas-feiras, elas abordam Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Emergências e Segurança Patrimonial. Depois, os trabalhadores estão liberados para atuar na fábrica.

Outro ponto importante é a atenção dispensada aos prestadores que realizam atividades que envolvem riscos específicos, a exemplo do trabalho com eletricidade, máquinas, espaço confinado e altura. Esses profissionais passam pelos procedimentos de integração e capacitações exigidas nas NRs 10 (Eletricidade), 12 (Máquinas e Equipamentos), 18 (Indústria da Construção), 33 (Espaços Confinados) e 35 (Altura). Depois, recebem um crachá diferenciado, usado apenas por quem realiza trabalhos especiais na planta. Dessa forma, a autorização especial é facilmente identificada, evitando que trabalhadores não autorizados acessem áreas restritas.

METAS
O segundo procedimento criado pela equipe da Hyundai tem base em metas mensais para a entrega de documentos que comprovem ações de SST das empresas terceirizadas. Por meio deste controle, chamado Gerenciamento de Segurança e Meio Ambiente para Subcontratados, prestadoras ganham ou perdem pontos a partir do registro de atividades preventivas e corretivas. DDS (Diálogos Diários de Segurança), inspeções mensais, levantamento de perigos e riscos, desvios de segurança, treinamentos e registros de acidentes são algumas ações que levam à adição ou subtração de pontos.

Durante o ano, são realizadas reuniões para a troca de experiências entre as equipes da montadora e prestadores de serviço. Ao final de 12 meses, a Hyundai promove uma cerimônia de premiação para as companhias com o maior número de pontos, e aquelas que tenham registrado zero acidentes no período. O evento envolve a alta gestão da Hyundai Motor Brasil, gestores de contrato e proprietários das contratadas.

Desde a implantação dos procedimentos, há dois anos, a montadora constatou redução de 14,9% em acidentes sem afastamento e 28,6% em acidentes com afastamento com terceiros. “Ainda existem muitos resultados a serem alcançados, porém é sabido que a forma como está sendo executada esta gestão reflete em um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e digno para os prestadores de serviço”, concluiu.

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