sexta-feira, 24 de junho de 2022

Muito prazer, sou o Ivan

Oi, pessoal. Tudo bem? Enorme alegria em estar aqui, e a partir de hoje ocupar esse espaço!!! Sou o Ivan Rigoletto, engenheiro e professor, e começo a abordar o que se chama hoje em dia de uma Nova Visão de segurança no trabalho. Espero que vocês gostem do tema, e tragam dúvidas e sugestões de assuntos e casos reais para discutir por aqui.

O meu grande amigo – e chefe na universidade – Leonídio Ribeiro diz com frequência que os engenheiros e técnicos de segurança do trabalho devem sempre buscar novos conhecimentos e acompanhar o que acontece no mundo. Eu concordo com ele.

Discutiremos aqui uma nova visão, um novo modo de perceber e atuar na segurança no trabalho em um modelo multidisciplinar, interconectado em formato de teias vivas que unem as diversas áreas do conhecimento humano, tendo a vida e a pessoa como tema central. Tem um cara chamado Fritjof Capra que discute muito isso (assunto para outro post…).

Trabalho há mais de 30 anos em indústrias do setor privado e dou aulas em universidades. O que tenho observado nesses anos é que a Segurança do Trabalho vem deixando de ser um tema restrito a nós engenheiros. Claro, a nossa boa e velha Engenharia sempre será engenharia e sempre vai ser importante, muitas vezes essencial, dentro da Segurança NO Trabalho. Só que num outro contexto e em conjunto com outras áreas do conhecimento.

Um bom descendente de italianos fala de pizza. Hoje, a Segurança no Trabalho é uma pizza com várias fatias distintas – Engenharia, Saúde, Ergonomia, Psicologia, Higiene, Gerenciamento de Projetos, Processos, Gestão, Conformidade Legal, enfim, uma mistura de sabores que busca produzir um resultado final cada vez mais harmônico. Sem dúvida, isso é uma característica dessa nova visão, inserida num novo mundo. Há outras mais, que vamos abordar ao longo do tempo em que estaremos juntos descobrindo e entendendo as sutilezas e os detalhes deste momento.

Integrar todas essas áreas de conhecimento – e outras tantas – em um processo de gestão inteligente, direto, inclusivo e participativo é um dos objetivos dessa nova visão. De minha parte, tive os primeiros contatos com essa filosofia ali por 2013/2014 nos Estados Unidos, através de um artigo do Jens Rasmussen e em uma oficina conduzida por uma consultoria de lá sobre Desempenho Humano e Organizacional (a sigla é HOP em Inglês, e imagino que esse conceito vai se tornar conhecido pela sigla também aqui no Brasil). Na época, buscávamos trazer alguns desses modelos para nossa realidade na indústria. Vamos falar desse artigo do Rasmussen, de 1997, e também dos princípios do HOP em outros posts.

Eu percebo que esse movimento – que começou na Europa, nos Estados Unidos, e que tem nomes relevantes também na Austrália – veio para ficar, trazendo conceitos e práticas da indústria da aviação, nuclear, química, da saúde, entre outras, que podem e devem ser compartilhados e entendidos pelos profissionais de segurança tanto do presente como do futuro.

Está quase no fim deste primeiro post. Como professor, gostaria que essa jornada que hoje iniciamos se inspire em muitas pessoas e valores, e também neste pensamento de Richard Bach: “Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o sabe. Ensinar é mostrar aos outros que eles sabem tanto quanto você”. Todos nós, juntos, estamos conectados com o futuro da Segurança no Trabalho. Aprendizado constante e uma visão renovada todos os dias vão nos guiar nessa trilha.

Ah! E quem quiser me conhecer e se conectar comigo, tem o Linkedin, a plataforma Lattes e uma  entrevista minha no canal do Hugo Ribeiro no YouTube. Mandem perguntas, sugestões de assuntos e o que mais quiserem. Abraço a cada um de vocês, e até logo!


Uma nova visão de segurança se propõe a discutir o futuro da segurança no trabalho, cada vez mais multidisciplinar e inclusivo. Ivan Rigoletto é engenheiro químico e de segurança do trabalho, mestre em Engenharia Civil, MBA em Gestão Empresarial e doutor em Engenharia Mecânica. Está na indústria há mais de 30 anos, a metade como executivo de Segurança e ESG. É professor universitário, autor e coautor de diversos livros e artigos. Foi condecorado pelo Corpo de Bombeiros de Campinas. Estreia como articulista regular no blog da Proteção.
[email protected]

Artigos relacionados

13 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns e sucesso na coluna Ivan Rigoletto, um tema importante que vai contribuir bastante para uma nova forma de ver a segurança no país.

  2. Parabéns meu amigo Ivan . Uma grande contribuição para os profissionais prevencionistas. Serei leitor assíduo. Forte abraço.

  3. Meu amigo Ivan, que ótimo ter as suas opiniões e ideias sobre Segurança discutidas neste espaço tão nobre! Ótimo primeiro post do blog, estou esperando os próximos. Abraços

  4. Parabéns, Ivan. Mais uma forma de contribuir decisivamente para a melhoria das condições de trabalho em quaisquer ambientes. Com sua vasta experiência e visão humanista, seus artigos serão sempre muito valiosos.

  5. Parabéns Dr. Ivan.
    Grande Mestre me orgulho em telo como um dos meus formadores.
    Sucesso!!!

  6. Estou muito entusiasmada com este tema. Obrigada Ivan por compartilhar tanto conhecimento neste espaço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui