Gestão dos Equipamentos de Medição – Parte 2

– Professor, na nossa última conversa, o senhor ficou de falar um pouco mais sobre gestão de equipamentos. Estou esperando!

– Meu filho, não sei se fico feliz por sua sede de informações ou triste por saber que sou apenas um local para tirar dúvidas.

– Deixa de drama, professor. Sei que o senhor gosta deste tipo de conversa.

– Ok, é verdade. Mas queria fazer um draminha para ver se você se emocionava, vi que não deu em nada, mas vamos parar de enrolação senão a Sra. Revista Proteção vai acabar tirando meu blog do ar.

Na nossa última conversa falamos que precisamos fazer a especificação do equipamento, depois desta fase você precisará selecionar de qual fornecedor irá comprar. Lógico que para muitas empresas o preço será um fator determinante para esta escolha, mas além disso você deve considerar o seguinte:

  • O tempo de garantia fornecido pelo fabricante, lembrando que legalmente, segundo o Código de Defesa do Consumidor, temos direito a pelo menos três meses de garantia para qualquer produto;
  • Prazo de entrega, caso você precise com urgência do equipamento este é um item que não pode ser deixado de lado;
  • Manual em português, como temos muitos equipamentos importados, nem sempre teremos manuais traduzidos e dependendo do seu conhecimento na língua de origem do equipamento, isso pode ser um complicador;
  • Treinamento, verifique se o fornecedor fornece treinamento ou se possui tutorial com vídeos ou textos explicando como utilizar;
  • Certificado de calibração, não esqueça de solicitar o certificado e verificar o seu custo, não é por ser um material novo que o equipamento virá com este certificado;
  • Referências, pergunte para o seu fornecedor quais são as empresas na sua região que compram com ele, talvez você consiga entrar em contato com os profissionais do SESMT e perguntar se estão satisfeitos com o equipamento.

– Mas não podemos parar a gestão do equipamento na especificação, precisamos estabelecer um procedimento para o seu recebimento, mas vamos deixar esta fase para a próxima. Não precisa chorar, meu filho.

– Foi só um cisco, professor!


O blog Segurito na Proteção trata de questões relacionadas à SST. É editado pelo professor Mário Sobral Jr, que é Mestre, engenheiro de Segurança do Trabalho, especialização em Higiene Ocupacional e Ergonomia e Editor do Jornal Segurito.
[email protected]

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui