Gestão de equipamentos de medição – Parte 1

– Professor, estou com uma solução que virou um problema. O senhor tem como me ajudar?

– Meu filho, primeiro você vai ter que conseguir me explicar como uma solução se transformou em um problema.

– O que aconteceu foi o seguinte, depois de muita insistência, meu chefe aceitou a minha solicitação da compra de alguns equipamentos de medição para o setor, ou seja, esta é a parte da solução. Porém, agora eu não sei como escolher os equipamentos, pois o Setor de Compras está me cobrando a especificação e estou com muita dúvida, por isso minha solução virou um problema.

– Entendi, meu filho. Podia lhe falar que basta você comprar o equipamento mais completo, de uma boa marca que o problema estará resolvido, mas na verdade, seria mentira, pois dependendo do ambiente de trabalho que você precisa analisar um equipamento bem mais simples, e consequentemente mais barato, será uma opção mais adequada, além disso, este dinheiro que você não gastará poderá ser utilizado em outros recursos do setor de Segurança do Trabalho.

Então, professor, pensei exatamente nisso, não preciso do mais caro, mas também não quero comprar porcaria!

– Para ajudar nesta especificação vou lhe dar algumas sugestões:

  • entrar em contato com profissionais mais experientes;
  • fazer a leitura das Normas de Higiene Ocupacional da Fundacentro, que dependendo do equipamento irão auxiliar nesta definição;
  • entrar em contato com representantes ou mesmo fabricantes de equipamentos e solicitar a especificação e explicações dos seus produtos para poder fazer a comparação.

– Todas essas informações podem ajudar, mas além da especificação é importante estabelecer um procedimento para recebimento, procedimento para uso, calibração e inventário dos equipamentos existentes, ou seja, é necessário fazer a gestão destes equipamentos.

– Valeu, professor, mas você pode dar alguns pontos específicos que devo considerar para esta gestão?

– Até tenho algumas recomendações, mas vou deixar para a próxima semana, pois a Sra. Revista Proteção, fala que eu não posso escrever textos longos aqui no blog.

– Sem problema, professor. Vou esperar, mas pelo menos já me deu uma ajuda.


O blog Segurito na Proteção trata de questões relacionadas à SST. É editado pelo professor Mário Sobral Jr, que é Mestre, engenheiro de Segurança do Trabalho, especialização em Higiene Ocupacional e Ergonomia e Editor do Jornal Segurito.
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui