Estou com dúvidas sobre o TLV-TWA

– Professor, lá na empresa estamos fazendo avaliações da concentração de produtos químicos e fui ler a ACGIH para ter uma avaliação mais preventiva, porém estou com dificuldade com o limite TLV (THERESOLD LIMIT VALUE) – TWA (Time Weighted Average), pode ajudar?

– Meu filho, acho que você sabe que são as concentrações média ponderada no tempo, para uma jornada de 8 horas diárias e 40 horas semanais, à qual, acredita-se, que a maioria dos trabalhadores podem se expor, repetidamente dia após dia, durante toda sua vida laboral sem apresentar efeitos adversos a sua saúde. Como é um limite média ponderada aceita exposições acima do valor estabelecido (com critérios máximos para esta ultrapassagem) desde que estes valores sejam compensados com valores abaixo e ao final da exposição esta média não tenha ultrapassado o limite.

– Sim, professor, esta parte eu até sabia, minha dúvida é em relação ao tempo de coleta, não tenho verba para fazer análise de jornada completa.

– Lógico que o ideal seria realizar coleta durante toda a jornada de trabalho, porém, como nem sempre será possível, devemos realizar a avaliação de pelo menos 75% da jornada, mas tem um detalhe, caso não façamos a avaliação de toda a jornada precisamos estudar o tempo não amostrado, pois mesmo com 75% ainda há possibilidade de erro.

– Não entendi!

– Imagine que determinado trabalhador realiza suas atividades das 8h às 17h com uma hora de almoço (jornada de 8 horas de trabalho). O referido trabalhador está exposto a um agente químico e você realizou uma avaliação quantitativa, porém em função de outras atividades você só iniciou a análise a partir das 10 horas, ou seja, você perdeu 2 horas, mas como analisou 6 horas das 8 horas totais conseguiu os 75% de avaliação e ficou tranquilo.

– O que pode dar errado nesta análise, professor?

– Não ter coletado as duas primeiras horas significa que você não tem informações sobre aquele período, pelo menos decorrente da sua avaliação quantitativa, agora imagine que nesta mesma empresa o agente químico avaliado tem sua maior exposição justamente no início da jornada. Acho que deve ter ficado claro que o resultado obtido pode estar errado, pois como você não considerou este período sua avaliação ficou subdimensionada. O mesmo pode ocorrer se nestas duas horas a concentração for muito inferior ao restante do dia, neste caso você terá considerado uma exposição média superior à realidade do posto de trabalho.

– Por isso, ainda que 75% seja um período aceitável é preciso uma avaliação das condições do posto de trabalho para evitar esses tipos de erros.

– Meu filho, infelizmente estou ocupado agora, continuamos a nossa conversa na próxima semana.


O blog Segurito na Proteção trata de questões relacionadas à SST. É editado pelo professor Mário Sobral Jr, que é Mestre, engenheiro de Segurança do Trabalho, especialização em Higiene Ocupacional e Ergonomia e Editor do Jornal Segurito.
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui