quarta-feira, 29 de junho de 2022

O trabalho em tempos de Inteligência Artificial

“O Trabalho em tempos de Inteligência Artificial: porque legislações são necessárias para proteger os trabalhadores”, artigo de Aïda Ponce Del Castillo – Mestre em Bioética e Doutora em Direito – do European Trade Union Institute * (ETUI), aborda a necessidade da criação de parâmetros legais e diretrizes éticas para a Inteligência Artificial.

A Autora destaca que as superpotências e empresas em todo o mundo estão se esforçando para vencer a corrida da Inteligência Artificial – IA (Artificial intelligence -AI, em inglês). IA é de importância estratégica para a União Europeia (EU), com a Comissão Europeia recentemente afirmando que “a inteligência artificial com um propósito pode fazer da Europa um líder mundial”. Para que isso aconteça, porém, a UE necessita elaborar legislações e prover códigos de ética para o tema.

“Inteligência Artificial é uma tecnologia altamente disruptiva”, diz a autora.

A publicação enfatiza que os impactos para as empresas, cidadãos, autoridades e para a sociedade em geral tem sido objeto de muita pesquisa; todavia, em muito menor escala sobre efeitos no trabalho e trabalhadores.

Em nível normativo mundial, The IEEE Standards Association organizou 14 grupos de trabalho para elaborar o que denominou-se “human standard”, como parte da iniciativa conhecida como Global Initiative on Ethics of Autonomous and Intelligent Systems, a qual inclui  Ethics Certification Program for Autonomous and Intelligent Systems (ECPAIS).

A especialista enfatiza que o processo no âmbito da UE deve contar com participação nas discussões e deliberações dos trabalhadores, sindicatos e associações representativas do mundo do trabalho.

*O Instituto Sindical Europeu (ETUI), fundado em 2005, é um instituto independente com foco em pesquisa e treinamento da CES – Confederação Sindical Europeia e conduz estudos e pesquisas sobre macroeconomia e politicas sociais na Europa, relações de trabalho e segurança e saúde no trabalho.


Conexão Global em SST trata de aspectos gerais relacionados à SST no cenário internacional. O autor Roque Puiatti é Engenheiro de Segurança do Trabalho, Mestre em Segurança de Processos e Prevenção de Perdas, Auditor Fiscal do Trabalho (SRT-RS entre 1983-2017), Coordenador de revisão da NR 13, NR 20 e NR 26, representante Brasileiro em reuniões na OIT e na ONU (1991-2017), Professor Universitário em cursos de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho,  coautor de diversas publicações em SST, Colunista da Revista Proteção, Consultor em Gestão/Auditoria de SST e em Segurança Operacional.
[email protected]

Artigos relacionados