quarta-feira, 29 de junho de 2022

Impressão 3D e o impacto a Saúde dos Trabalhadores

A impressão 3D está em crescimento acelerado de utilização. Esta tecnologia está se tornando mais acessível para empresas e consumidores, especialmente devido a redução de seu custo.

Atualmente é usada numa grande variedade de ambientes laborais, como laboratórios, fábricas, hospitais, escolas, bibliotecas e mesmo em casas das pessoas. Apesar de sua popularidade, a impressão 3D ainda é uma tecnologia relativamente nova e há muitas lacunas nas informações disponíveis sobre os riscos à saúde e segurança dos usuários.

 The National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH), dos Estados Unidos, está estudando os riscos ocupacionais da impressão 3D e formas de reduzi-los, mitigá-los ou na sua eliminação.

Riscos da impressão 3D  

Os riscos de impressão 3D variam dependendo do tipo de impressora e materiais utilizados. Por exemplo, materiais de impressão que geram particulados (pós, por exemplo) são mais propensos a serem inalados ou causar problemas de pele de trabalhadores. Impressoras 3D que usam lasers possuem riscos diferentes das impressoras que usam altas temperaturas para derreter materiais.

Alguns riscos comuns incluem:

– Inalação de materiais nocivos: a impressão 3D pode liberar particulados e outros produtos químicos nocivos no ar.

– Contato cutâneo com materiais nocivos: os usuários podem utilizar materiais perigosos, como pós metálicos, solventes e outros produtos químicos perigosos.

– Eletricidade estática, incêndio e explosão: Alguns materiais utilizados podem ser inflamáveis ou combustíveis. Altas temperaturas de algumas impressoras podem causar queimaduras.

Medidas de prevenção

As formas de reduzir a exposição dependem do tipo de impressora e materiais utilizados. O NIOSH criou dois pôsteres para ajudar os trabalhadores a explorar maneiras de reduzir riscos na impressão 3D.

  • 3D Printing with Metal Powders: Health and Safety Questions to Ask
  • 3D Printing with Filaments: Health and Safety Questions to Ask

Informações adicionais acessar: https://www.cdc.gov/niosh/newsroom/feature/3Dprinting.html


Conexão Global em SST trata de aspectos gerais relacionados à SST no cenário internacional. O autor Roque Puiatti é Engenheiro de Segurança do Trabalho, Mestre em Segurança de Processos e Prevenção de Perdas, Auditor Fiscal do Trabalho (SRT-RS entre 1983-2017), Coordenador de revisão da NR 13, NR 20 e NR 26, representante Brasileiro em reuniões na OIT e na ONU (1991-2017), Professor Universitário em cursos de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho,  coautor de diversas publicações em SST, Colunista da Revista Proteção, Consultor em Gestão/Auditoria de SST e em Segurança Operacional.
[email protected]

Artigos relacionados

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui