quarta-feira, 29 de junho de 2022

As muitas faces da Inteligência Artificial em pesquisas do INRS

Com filmes como Blade Runner e Terminator, o mundo da ficção científica apresentou para o mundo a noção da IA – Inteligência Artificial. Mesmo que estejamos longe do retrato de Hollywood, a pesquisa científica neste campo é realmente impressionante.

Além da ficção, a expertise única em inteligência artificial apresentada pelo INRS – Institut National de la Recherche Scientifique, do Canadá, se aplica a diversas disciplinas: biomedicina, tecnologias sem fio e mídia multissensorial são apenas algumas das áreas de especialização dos pesquisadores, que estão trabalhando no reconhecimento pela voz, na detecção de doenças ou internet imersiva. Outros estão trabalhando no uso da luz e suas propriedades para aumentar a velocidade da computação

Veja o progresso desse campo de estudo e suas múltiplas aplicações em estudos ambientais e na medicina laboral, bem como as questões que levanta, tanto em termos de gestão de dados quanto de seus efeitos no mundo do trabalho.

Exemplos de temas:

  • Testing for COVID-19 … with the sound of a cough!
  • Artificial intelligence at work
  • Using light to revolutionize artificial intelligence
  • Toward an early diagnostic tool for Alzheimer’s disease
  • A major research grant awarded to Professor Roberge’s team on sociology of artificial intelligence

Informações adicionais acessar


Conexão Global em SST trata de aspectos gerais relacionados à SST no cenário internacional. O autor Roque Puiatti é Engenheiro de Segurança do Trabalho, Mestre em Segurança de Processos e Prevenção de Perdas, Auditor Fiscal do Trabalho (SRT-RS entre 1983-2017), Coordenador de revisão da NR 13, NR 20 e NR 26, representante Brasileiro em reuniões na OIT e na ONU (1991-2017), Professor Universitário em cursos de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, coautor de diversas publicações em SST, Colunista da Revista Proteção, Consultor em Gestão/Auditoria de SST e em Segurança Operacional.
[email protected]

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui