Anti-ruído: estudo mostra mais uma aplicação prática

O esforço e sonho de gerações e gerações de cientistas e pesquisadores foi a obter-se o anti-ruído. Controle ativo do ruído, também conhecido como cancelamento do ruído (anti-ruído) ou redução ativa do ruído, é um método para redução de um som indesejado com a adição de um segundo som especificamente direcionado para cancelar o primeiro.

en.wikipedia.org

Os cientistas Bhan Lam, Dongyuan Shi, Woon-Seng Gan, Stephen J. Elliott & Masaharu Nishimura publicaram estudo denominado Active control of broadband sound through the open aperture of a full-sized domestic window no qual mostram o desenvolvimento de um sistema de controle ativo do som (anti-ruído) instalado na abertura de uma janela que atenua o som incidente, alcançando uma redução global no interior da sala, mantendo-se a ventilação natural.

O controle ativo de som envolve o uso de um microfone para detectar os sons recebidos e, em seguida, utiliza uma matriz de alto-falantes para emitir ondas sonoras de mesma frequência recebida, mas com padrão oposto para cancelar o ruído entrante.

Em residências próximas a zonas de transporte urbano, com frequência abaixo de 500 Hz, como ruído de veículos e trens, o estudo destaca que o sistema pode mitigar em até 10 decibéis.

“Provamos que é possível, usando alto-falantes em uma janela, reduzir significativamente os sons que vêm através de uma janela aberta”, disse o prof. Stephen Elliott, do Institute of Sound and Vibration Research at Southampton University, e coautor da pesquisa, acrescentando que a atenuação foi tão significativa quanto manter a janela fechada.


Conexão Global em SST trata de aspectos gerais relacionados à SST no cenário internacional. O autor Roque Puiatti é Engenheiro de Segurança do Trabalho, Mestre em Segurança de Processos e Prevenção de Perdas, Auditor Fiscal do Trabalho (SRT-RS entre 1983-2017), Coordenador de revisão da NR 13, NR 20 e NR 26, representante Brasileiro em reuniões na OIT e na ONU (1991-2017), Professor Universitário em cursos de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho,  coautor de diversas publicações em SST, Colunista da Revista Proteção, Consultor em Gestão/Auditoria de SST e em Segurança Operacional.
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui