A inspiradora trajetória do Tiger Woods do marketing de SST

O nome dele é Danilo Soares de Oliveira, Diretor de Marketing e Comércio Exterior na Marluvas Equipamentos, professor de Pós-Graduação do curso de Gestão de Pessoas e Negócios do UNIPTAN, além de conferencista nas áreas de Vendas e Marketing, mas caminhou um bocado pra chegar até aqui. A partir de agora você conhecerá mais sobre esse grande profissional do nosso segmento.

Mineirinho de Poços de Caldas, cidade que para muitos é reduto do EPI brasileiro, pois é intrigante a quantidade de profissionais do setor que tem origem Poços Caldense, muitos deles oriundos da extinta Proteção Total (Grande distribuidor de EPI até 2010).

Só para dar uma ideia, Showa, Corsul, Ansell, MCR Safety, Dimensional, 3M, Honeywell e logicamente a Marluvas, são exemplos de empresas que tem ou já tiveram os Sul Mineiros entre seus profissionais de destaque.

Danilo é filho de Eletricitário e de uma multidisciplinar mãe de família (hoje, massagista renomada). Com apenas dois anos de idade, foi com seus pais e o irmão mais velho a Mogi das Cruzes – SP onde viveram por 16 anos, tendo ali, suas primeiras experiências profissionais, ainda muito novo.

Mogi é uma conhecida colônia japonesa e, aos 12 anos conseguiu seu primeiro trabalho na fábrica de doces orientais da família Anzai, experiência pela qual Danilo se emociona ao comentar, pela gratidão que tem pela família Anzai. “Me ensinaram muito, sabiam do papel que tinham na nossa educação… éramos crianças. Parte da pessoa que sou hoje, devo a eles.”

Pouco tempo depois um outro empresário Japonês o contratou como ajudante geral e office boy, na Farmácia Kuwajima, onde permaneceu até deixar a cidade, regressando a Poços de Caldas, logo após a aposentadoria do seu pai.

A formação do Danilo é muito interessante. Apesar de profissional conhecido nas áreas de Marketing e Vendas, graduou-se em Administração e pós graduou-se em Controladoria e Auditoria.

Ainda durante sua graduação, foi convidado por um dos professores para juntar-se a ele em consultorias administrativas, o que fez com que o Danilo chegasse pela primeira vez no setor de SST, na Proteção Total, onde atuou como Gerente Administrativo/Financeiro até 2005, e, por vários anos, trabalhou na área administrativa, sendo sua última função nessa área, como Analista de Planejamento Financeiro na Alcoa Alumínio, até deixar a multinacional para voltar ao EPI e numa mudança total de carreira.

“Lembro-me que estava aguardando minha esposa sair do centro cirúrgico, numa cirurgia para a retirada de um câncer de mama (em Junho de 2011), quando um amigo dos tempos de Proteção Total me ligou pedindo a indicação de alguém em Manaus para trabalhar como Gerente Comercial. Brinquei perguntando se não poderia ser eu. Ele levou a sério. Não só me fez a proposta como esperou por 3 meses a minha resposta. As pessoas achavam que eu tinha ficado louco.”

De executivo financeiro a Gerente Regional de Vendas da região norte do Brasil, saindo de Poços de Caldas para residir em Manaus-AM pela australiana Ansell, onde a carreira no setor comercial ganhou força e destaque, levando-o a ser indicado à Gerente de Integração Comercial após a aquisição da Hercules Equipamentos, assumindo em seguida, o marketing, comércio exterior e chegando a Gerente América Latina para a linha de vestimentas especiais.

Nessa época cursou um MBA em Marketing pela FGV, uma especialização em Estratégias de Marketing pela Cornel University de Nova York e mais recentemente cursou um Programa de Marketing Executivo na University of Akron nos Estados Unidos.

Foi essa dedicação, coragem e senso dinâmico que chamou a atenção da Marluvas em 2015, numa proposta ousada e incomum. A empresa, que contava 42 anos de mercado, em meio à pior crise da história do país, decidiu investir e transformar sua área de Marketing e foi ele o nome ao qual foi delegada essa grande responsabilidade.

“Eu dizia: Essa empresa é diferente. Investir em Marketing no momento em que todos estão recuando. Tinha algo especial ali.”

Aficionado por estudos na área de comportamento do consumidor e estratégias, tem por inspiração a simplicidade do Professor Marins e profunda admiração por pessoas muito próximas citando nominalmente seus dois pares e superiores de trabalho, Juliano Sperb, pelo qual se diz eternamente grato, e Pedro Arcara, CMO e COO na Marluvas respectivamente.

Numa auto avaliação, Danilo atribui a esse espírito arrojado, corajoso e determinado, somado a um time incansável, as vitórias que vem colecionando ao longo dos últimos 5 anos, destacando que se sente honrado por tudo isso.

“Veja se não é de se emocionar?! Fazer parte da equipe que levou a Marluvas à liderança do mercado de calçados profissionais, atingir a marca de 10 milhões de pares, torná-la a marca mais lembrada em calçados e a segunda de todo o setor, somando-se a isso, liderar um super time campeão, que tem quebrado todos os paradigmas do EPI e ganhando o carinho dos clientes, é muita alegria e honra para um profissional só.”

Pois para ele, nessa era disruptiva, de conceitos e formatos, ter uma visão mais próxima, mais humana e com respeito absoluto pelo cliente, além de um compromisso profissional é uma visão de futuro. Repetindo a frase do fundador da Marluvas: “…o cliente, é ele que é o meu patrão e o patrão de todos nós.”

“Aqueles que não tiverem isso no DNA, corre risco de ser atropelado pelo movimento natural que visa inevitavelmente rever, tudo o que fere o cliente, tudo o que fere a relação. Nem todo mundo que estiver atento a isso irá escapar da mudança, mas ignorar essa verdade, sim, é a certeza do fracasso.”

Nas suas conversas e trocas de ideias com vários profissionais do segmento, (o que prefere manter na discrição), pois reconhece a pouca maturidade de algumas lideranças, trata do tema abertamente e desdobra-se para ajudar a despertar esse senso vanguardista. “Sempre que posso, estou em contato, são meus amigos, pessoas que adoro, nunca nego um café ou um almoço descontraído. Isso é parte do meu lazer, estar por perto.”

Ele ainda aproveita para interagir com outros profissionais de outros setores seja no Brasil ou no Exterior, pois reconhece a universalidade de alguns conceitos que aplica no seu dia a dia, seja como Profissional de Marketing e COMEX, mas também nos seus trabalhos como Professor e Palestrante.

Bom, pelo visto, o Danilo só trabalha e quando descansa, trabalha também, mas não, não é bem assim, ele também encontra tempo para dedicar-se à família, aos amigos, à religião e sempre que tem oportunidade, joga Golfe, esporte que aprendeu a amar desde os tempos do Golfe Clube de Poços de Caldas. Hoje, residindo na cidade sede da Marluvas, Dores de Campos – MG, encontra um excelente reduto para o Esporte em São João Del Rei (45km de Dores de Campos), no Hotel Resort Garden Hill onde passa horas agradáveis nos finais de semana.

Ufa!!! Agora entendemos um pouco, porque as vezes, em seu canal e no canal Marluvas Play, ele encerra dizendo: “Quem tem história, tem o que contar.”

E para encerrar ele deixa os seguintes comentários:

“Recentemente, num processo seletivo interno, fui questionado, se eu mudaria alguma coisa na minha trajetória. Eu respondi que “não”.

– Mesmo não ter encontrado sua “vocação” comercial antes?

– Se eu não tivesse tido essa experiência, ampla, eu não seria o profissional que sou hoje, portanto não mudaria nada.

-Nem mesmo aquelas pessoas e situações que te fizeram mal?

-Não, nem mesmo isso, pois trouxeram lições valiosas de como, agir ou ‘não’ agir.

Enfim, tudo é aprendizado e, por isso sou grato. Sou sempre grato.

Toda minha mensagem é de gratidão: ao melhor time do mundo, que acredita nas minhas loucuras, aos meus superiores que acreditaram e acreditam em mim, além de me favorecer com as melhores oportunidades de trabalho.

Aos meus amigos e familiares, por serem meus motivos e por me fazerem buscar ser melhor a cada dia.

Gratidão pelo sentimento de dever cumprido a cada tarefa concluída”.


O blog Empresas e Talentos apresenta boas histórias sobre profissionais e empresas que constroem o mercado de SST. O editor é João Batista da Silveira, Gerente Comercial da Proteção Publicações e Eventos.
[email protected]